Quinta-feira, 28 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Glorinha é considerada uma verdadeira mãe por pacientes e colegas de trabalho

Foto: Rosi Rodrigues

Técnica em Enfermagem é considerada uma “mãe” por colegas e pacientes do Ouro Branco

Publicado em 08/05/2022 às 11:00 por Editoria Movimento Saúde

Ensina com paciência, tem sempre uma palavra amiga para dizer, ouvidos sempre prontos para ouvir e, na hora dar aquela bronca, corrige com firmeza e sabedoria. Esses atributos de “mãe” foram dados à Maria da Gloria Souza, a técnica em enfermagem Glorinha, da Unidade de Saúde do Conjunto Ouro Branco, em Umuarama, por seus colegas de trabalho e pacientes. 

Profissional de Saúde há mais de 30 anos, ficou viúva cedo e é mãe de dois filhos: Silvano e Sérgio, que criou praticamente sozinha. Glória está há 22 anos na mesma unidade. Ela é conhecida por todos do bairro e da região. “Não tem aqui quem não conheça a Glorinha. A maioria dos moradores já foram atendidos por ela e muitos, muitos mesmo, a tem como uma amiga, como alguém que se possa contar”, disse João Eduardo, morador do bairro. 

Glorinha é viúva e criou os filhos Silvano e Sérgio praticamente sozinhaGloria conta que não é raro pessoas da comunidade a procurarem para conversar sobre diversos assuntos. “Outro dia uma paciente perguntou se eu tinha um momento para conversar e começou a desabafar coisas da sua vida pessoal, pois estava com problemas em casa. A aconselhei como aconselharia um filho meu e ela foi embora mais aliviada. Fiquei emocionada”, contou. 

Para os colegas de equipe a Glória é a mãezona de todos. “Ela repete a mesma coisa dez vezes se for preciso, até a pessoa aprender, com carinho e paciência. Se preocupa com cada um de nós, com nossas vacinas, com a nossa saúde, se comemos e como estamos nos sentindo. E na hora de dar uma bronca, é com ela mesmo”, disse a agente comunitária de saúde, Michele Guedes, que trabalha junto com a Glória há 15 anos. “Mais que uma colega de trabalho ou uma amiga, ela é nossa mãe mesmo!”, salientou. 

Apesar de morar em Perobal, Glória é a primeira profissional que chega e a última que vai embora da Unidade, todos os dias. Essa dedicação inspira os colegas, que querem sempre estar perto dela. “Ela é um exemplo para todos nós. Por tudo isso, além de companheiras de trabalho, somos amigas pessoais. Tenho orgulho desses 14 anos de convivência com a Glorinha, uma pessoa ímpar”, conta a dentista da Unidade, Karina Hirata Coelho. Glorinha é um exemplo para toda a equipe

Quem acaba de chegar à equipe diz que é muito fácil ter esse sentimento familiar com ela. “Estou na Unidade há 4 meses e logo nos primeiros dias percebi o jeito como a Glória interage com a equipe. Todos aqui são como filhos dela. Com sua experiência, sabedoria e jeito doce, acolhe a todos”, disse a técnica de enfermagem Rosangela de Fátima Alencar. 

A Glória também mima a sua equipe como filhos. O cardápio é variado: bolo de fubá, arroz doce, torta salgada... “Sou grata por Deus ter me concedido dois filhos maravilhosos, de quem tenho muito orgulho e por fazer parte de uma equipe que é uma família", finalizou Glória.  

 

ROSI RODRIGUES  

Jornalista 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio