Terça-feira, 5 de novembro de 2024 Login
Uma cor nova de batom, os tons maravilhosos das sombras da estação, aquele delineado perfeito para os olhos. E aos poucos a necessaire vai ficando cheia de produtos, alguns usados pouquíssimas vezes. Mas, “que toda mulher precisa ter", dizem as blogueiras, em coro.
Até aí tudo bem. Mas você já parou para verificar a data de validade de sua maquiagem?
De acordo com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o prazo de validade do produto deve ser definido pela empresa fabricante, levando em conta a formulação e as técnicas usadas na produção.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), orienta sobre a vida útil dos produtos. Acompanhe:
Ocorre que nem sempre a data de fabricação consta nos rótulos, apenas a validade com data específica ou em números de meses, conforme descrito acima, o que precisaria de um trabalho mais investigativo para se descobrir que prazo é esse.
No caso de cosméticos para área dos olhos, a durabilidade mínima é mais limitada do que outros produtos. Isso porque são mais suscetíveis à contaminação e possuem maior risco de infeção ocular.
Prazo pode ser reduzido
Além dessa falta de certeza, a SBD alerta que esse prazo, pode ser alterado para menos. Tudo depende do local e as condições em que esses produtos estão sendo armazenados.
“O prazo descrito nas embalagens só vale para cosméticos que são guardados corretamente, em locais frescos e arejados”, informa a entidade.
Portanto, se você costuma deixar suas maquiagens no carro - expostas ao sol, ou mesmo em lugares úmidos, o conselho é descartar tudo, comprar novos e passar a cuidar adequadamente, para então fazer vale o prazo de validade.
Risco de alergias
Muitas vezes, as mulheres percebem algum tipo de alergia na pele e olhos, mas raramente associam ao uso de maquiagem vencida ou mal conservada. E tanto num caso como em outro, os cosméticos podem sofrer contaminação microbiana ou eczema de contato, levando à coceira e vermelhidão da pele.
A orientação é, caso percebeu alguma reação alérgica após o uso da maquiagem vencida, procurar um dermatologista. Só o profissional pode analisar a real condição da pele e indicar o tratamento mais adequado para a situação.
Para aliviar a sensação de ardência na pele, até que seja possível passar pelo dermatologista, a pessoa pode lavar a área irritada, apenas com água, e fazer compressas com soro gelado.
"Não é recomendado a aplicação de produtos sem prescrição médica”, diz a SBD.
Sinais de que a maquiagem está vencida
Para evitar de usar a maquiagem vencida, além de atentar ao prazo do rótulo da embalagem, é importante saber reconhecer os sinais de que o produto não está adequado ao uso.
Um bom indicativo é observar se o produto sofreu alterações no cheiro, na cor, na consistência ou na capacidade de fixação.
O surgimento de pontos de coloração verdes, brancos ou cinzas indicam que o produto foi contaminado, seja pelo vencimento ou pelo mal armazenamento.
Nesses casos, a solução é descartar, para evitar o uso e possíveis danos à pele.
Vale destacar que os fabricantes não se responsabilizam por danos causados pelo mau uso das maquiagens.
Aproveite as dicas, dê uma geral na suas maquiagens e descarte o que não estiver de acordo. Sua pele agradece!
Fotos: divulgação
EDUCAÇÃO & PREVENÇÃO