Terça-feira, 13 de novembro de 2018

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Renilde

Foto: Rosi Rodrigues

Dada largada para campanha Setembro Verde de conscientização sobre doação de órgãos 

Publicado em 01/09/2017 às 11:47 por Rosi Rodrigues

Com o tema, "Doação de órgãos. Vamos falar sobre isso?", a campanha Setembro Verde tem como objetivo primordial a valorização da vida e da esperança. Para sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de dialogar sobre a doação de órgãos e tecidos, especialmente em família, uma série de ações serão desenvolvidas durante todo o mês em Umuarama, envolvendo a maioria dos hospitais e órgãos públicos de saúde da região.

A abertura oficial aconteceu na manhã desta sexta-feira (1), no Auditório Hyzo Gondeberto dos Santos, no Hospital Cemil. Promovida pelo Ministério da Saúde, a campanha é apoiada e realizada nas principais cidades brasileiras, organizações e entidades. 

“É um tema delicado para ser tratado, mas necessário. Quando a família já tem algum conhecimento prévio ou já conversou sobre o assunto facilita a abordagem para uma possível doação”, disse o diretor do Hospital Cemil, Italo Fioravanti Júnior. Ele ressaltou o compromisso da instituição com a educação para a saúde na comunidade umuaramense. 

A enfermeira Mayara Rodrigues Piassa, da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT,  fez uma palestra sobre a importância e a necessidade de falar sobre o assunto em família. Atualmente, mais de 2.000 paranaenses aguardam  por um transplante.

Ela  explicou como ser um doador. “A autorização da família é imprescindível, sem ela não há doação. Não existe documento que possa ser deixado autorizando a doação. Ai reside a importância do diálogo em família sobre o tema”, disse.

A enfermeira falou ainda que doação ajuda a transformar dor em esperança, perdas em ganho e o que seria o fim e um novo começo. “As historias de superação nos emocionam e nos inspiram”, destacou.

EVENTOS

O cronograma de eventos foi apresentado pela Enfermeira chefe do Hospital Cemil, Érika Benevente. Ela disse que a união das diveras entidades que trabalham com saúde e o bem-estar em Umuarama e região marca o espírito desta campanha, que é de solidariedade acima de tudo.

A Ação Conjunta “Fale sobre doação de órgãos” está agendada para o dia 9 de setembro, das 9 às 17 horas na Praça Arthur Thomas. A data coincide com o segundo sábado do mês, quando o comércio de Umuarama fica aberto o dia todo e há um intenso movimento de pessoas de toda a região.

O encerramento será no dia 29, também no auditório do Hospital Cemil e contará com a palestra de Gislaine F. Duarte, coordenadora da Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Macro-Região de Maringá. Ela vai comentar o panorama da doação de órgãos no Paraná e no Brasil, os avanços e as dificuldades ainda vivenciadas dia a dia nos centros de captação e receptação de órgãos e tecidos. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade e a imprensa.

SERVIÇO

Ainda há espaço na agenda para escolas, empresas e instituições que queiram levar ações alusivas ao Setembro Verde para seus alunos e colaboradores. Para agendar, fale com a CIHDOTT do Hospital Cemil: 44 3621-9200 com a enfermeira Erika. 

Atividades já confirmadas:

09/09 – 8 as 17h. Ação Conjunta “Fale sobre doação de órgãos” – Praça Arthur Thomas. Profissionais de hospitais, empresas e órgãos de saúde de Umuarama e região prestarão informações de saúde durante o dia todo. O público poderá aferir a pressão gratuitamente e receberá material informativo e orientações sobre doação de órgãos e conservação da saúde. Participação da Banda musical Cavern Club às 14 horas.

10/09 – 8 às 12h. Ação na Feira de Domingo em frente ao Bosque do Índio. Aferição de pressão e distribuição de informativos. 

13/09 – 17 as 20h. Ação na Feira do Produtor em frente ao SESC. Aferição de pressão e distribuição de informativos.

21/09 – 10 as 12h. Palestra para funcionários do Frigorífico Astra em Cruzeiro do Oeste.

23/09 – 9 as 12h. Blits no Posto da Polícia Rodoviária de Cruzeiro do Oeste. Panfletagem e aferição de pressão arterial.

27/09 – 19 as 20h30 Palestra com alunos do curso de Técnico em Enfermagem no Colégio Ilda T. Kamal.

29/09 – 9h. Encerramento. Auditório Hyzo Gondeberto dos Santos, no Hospital Cemil . Balanço das atividades do mês. Palestra com Gislaine F. Duarte, coordenadora Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Macro-Região de Maringá

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio