Sexta-feira, 12 de agosto de 2022

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Sarampo: vacine suas crianças, não precisamos de mais um vírus circulando

Publicado em 24/05/2022 às 12:34 por Editoria Movimento Saúde

O Ministério do Saúde está fazendo um apelo aos pais e responsáveis para colocarem em dia a carteira de vacinação das crianças. Casos de crescentes de gripe, Covid-19 e agora o Sarampo colocam as autoridades de saúde e médicos em alerta. O Sarampo é uma doença perigosa, ainda mais se for associada à gripe ou outras doenças. Por isso, é tão importante a vacinação neste momento. Não precisamos de mais um vírus circulando.

Pouco mais de duas semanas após o início da mobilização do Ministério da Saúde em ampliar a cobertura vacinal contra o sarampo no Brasil, 22,26% das crianças entre 6 meses e menores de 5 anos foram imunizadas contra a doença. O número corresponde a 2,8 milhões desse público. Os dados foram enviados pelas secretarias municipais e estaduais ao Ministério da Saúde até esta quinta-feira (19) e estão disponíveis no LocalizaSUS.

A pasta reforça que a vacina é a forma mais eficaz de prevenção contra o sarampo. Por isso, a orientação é para que o público busque um dos quase 50 mil pontos de vacinação espalhados pelo país para que o Brasil tenha alta cobertura vacinal. Crianças e trabalhadores de saúde são o público-alvo dessa mobilização, que vai até o dia 3 de junho. O objetivo é interromper a circulação do vírus e reduzir complicações e o número de óbitos pela doença.

No Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina que protege contra o sarampo é a tríplice viral, que também previne contra a caxumba e a rubéola. No Calendário Nacional de Vacinação, a vacina está disponível para pessoas de 12 meses a 59 anos de idade, sendo recomendadas duas doses até 29 anos e uma dose de 30 a 50 anos, em pessoas não vacinadas.

Além da vacinação contra o sarampo, o Ministério da Saúde também realiza a segunda etapa da campanha de imunização contra a gripe.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio