Domingo, 9 de dezembro de 2018

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Renilde

Uma equipe formada por profissionais de diversas áreas e voluntários planejaram, organizaram e realizaram as atividades do Agosto Dourado em Umuarama

Evento enfatiza importância da amamentação no combate à mortalidade infantil

Publicado em 14/08/2018 às 16:47

A 3ª “Hora do Mamaço” será realizada nesta quarta-feira (15), na Praça Miguel Rossafa, a partir das 15 horas. O objetivo é enfatizar a importância da amamentação no combate à mortalidade infantil e como poderosa aliada na prevenção de doenças e promoção da saúde. O evento integra as atividades do Agosto Dourado, mês da amamentação.

Pesquisas revelam que quando uma criança é alimentada exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida, tem mais chances de ter um desenvolvimento global melhor do que as que foram alimentadas com outros tipos de leite. A partir do 6º mês de vida, o bebê pode começar a receber outros tipos de alimento, sem abrir mão do leite da mãe.

Segundo a fonoaudióloga Daiane Augusto Caetano Ribeiro, a criança que amamenta tem mais chances de ter um desenvolvimento normal“Estudos e a experiência clínica comprovam que fala, dentição, crescimento, saúde digestiva e até os aspectos cognitivos e emocionais são mais positivos na criança que é alimentada com leite materno”, diz a fonoaudióloga responsável pelo Banco de Coleta de Leite Humano da Maternidade Norospar, Daiane Augusto Caetano Ribeiro.

Os participantes terão acesso à informações e dicas que podem ajudar na hora de dar de amamentar as crianças. Durante o evento, as mamães, futuras mamães, pais e demais familiares poderão tirar dúvidas sobre a doação de leite humano, uma ação de solidariedade em prol da vida dos bebês internados na UTI Neonatal da Maternidade Norospar.

AGOSTO DOURADO

A Semana Mundial do Aleitamento Materno – 3 a 10 de agosto - foi criada em 1948 pela Organização Mundial de Saúde para combater a mortalidade infantil no mundo. Para reforçar a iniciativa no Brasil, o mês de agosto foi instituído como o Mês Nacional do Aleitamento Materno, pela Lei Federal 3452/15, para a promoção de ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno para a criança. A cor dourada foi escolhida como referência a preciosidade do leite materno.

Em Umuarama foram realizadas diversas atividades através de parcerias entre o Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios, Centro Mãe Paranaense, 12ª Regional de Saúde, Hospital Norospar, Rotarys Clubes, além de voluntários independentes.

Entre os dias 3 e 10 de agosto, gestantes, mães e acompanhantes atendidas no Centro Regional Mãe Paranaense, tiveram uma programação especial. Foram recebidas com café da manhã, participaram de palestras interativas, onde os profissionais de saúde tiraram dúvidas e deram dicas para facilitar o momento de amamentar.

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

O Workshop "Amamentação, alicerce da vida", para profissionais de saúde e técnicos de Umuarama e região, realizado no dia 3 e no dia 10 de agosto, levou conhecimentos e informações técnicas e práticas que serão multiplicadas nas unidades básicas de saúde, onde gestantes e mães de crianças recém-nascidas são atendidas.

“Estas ações fazem parte de um esforço conjunto de diversos setores da saúde e tem o como objetivo principal diminuir a mortalidade infantil”, destacou Daiane. Segundo ela, a capacitação profissional é fundamental para que esses conhecimentos cheguem até quem realmente interessa: a mulher que vai amamentar e sua família.

Veja as fotos dos eventos do Agosto Dourado clicando AQUI.

Fotos: Rosi Rodrigues

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio