Quarta-feira, 28 de julho de 2021

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André

Foto: Rosi Rodrigues

Oficina sobre alívio da dor do parto reúne gestantes da região

Publicado em 18/07/2018 às 17:46

Gestantes de diversas cidades da região participaram, na última terça-feira (17), da Oficina “Métodos de Alívio da Dor do Parto”, promovida gratuitamente pelo Centro Mãe Paranaense, com o apoio da Maternidade Norospar e do Consórcio Intermunicipal de Saúde Cisa-Amerios.

A psicóloga e doula Cíntia Richert proferiu a oficina“A dor do parto é um dos maiores temores das mulheres quando ficam grávidas é um dos principais motivos de muitas optarem pela cesariana, mesmo sem indicação clínica. Esta oficina foi montada para desmistificar o tema e falar abertamente com as mulheres sobre o momento do parto”, disse a psicóloga e doula Cíntia Richert, que proferiu a oficina, que foi realizada no auditório do Centro Mãe Paranaense, em Umuarama.

Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS e o Ministério de Saúde, o parto normal é melhor para mãe e o bebê, envolve menos riscos de hemorragias e demais complicações e a recuperação é mais rápida. A cesárea é uma intervenção efetiva para salvar a vida de mães e bebês, porém apenas quando indicada por motivos médicos.

Participaram cerca de 20 gestantes de Umuarama, Douradina, Maria Helena e Cafezal do Sul. Foram ensinados os exercícios que as gestantes podem praticar ao longo da gestação. Algumas posições que diminuem a dor na hora do parto e facilitam a passagem do bebê também foram ensinadas às futuras mamães.Algumas técnicas ajudam a aliviar a dor do parto

As participantes puderam tirar dúvidas sobre o momento do parto, alimentação no pré-parto, exercícios físicos e respiratórios, massagens e posições que podem ajudar no momento do nascimento.

“Ficamos muito satisfeitas com o grande número de gestantes que compareceram e, especialmente, com o interesse e participação delas durante a oficina. Foi um momento de falar abertamente, de tirar dúvidas e trocar experiências”, enfatizou Cíntia.

O QUE VEM POR AI...

O Centro Mãe Paranaense com o apoio da Maternidade Norospar e do Consórcio Intermunicipal de Saúde / Cisa-Amerios está preparando a “Oficina para prática de Shantala” - uma técnica de massagem que poderá ajudar o bebê a relaxar, evitar possíveis cólicas, melhorar insônia, e cria um vínculo ainda maior entre a mãe e o seu filho.

A oficina é gratuita. Para se inscrever basta ligar no telefone: 2020-1270 e deixar seu nome completo.

Data: 24/07/2018

Horário 10:00 horas

Local: Auditório do Centro Mãe Paranaense - Rua Ministro Oliveira Salazar 4708 – Ao lado da Auto-Escola Umuarama.

      

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio