Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 Login
O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, recebe até o dia 30 de setembro a exposição “Histórias de Transplantes”, realizada em parceria com o Hospital Angelina Caron. Localizada no saguão do Piso 1, próximo à área de embarque, a mostra visa sensibilizar passageiros e visitantes sobre a importância da doação de órgãos.
Com imagens e relatos que traduzem 25 anos de histórias de vida transformadas pelos mais de 3.100 transplantes realizados pelo hospital, a exposição leva ao espaço do aeroporto uma reflexão sobre solidariedade e esperança.
Recebendo diariamente cerca de 15 mil passageiros, o Afonso Pena é um dos principais pontos de circulação do Estado e, por isso, torna-se um cenário estratégico para ampliar a conscientização sobre a doação de órgãos. Ao promover a mostra em um ambiente de embarques e desembarques, o aeroporto conecta pessoas de diferentes regiões do país a um tema que pode salvar vidas. Apenas no Paraná, mais de 3,4 mil pessoas aguardam por um transplante, segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT).
Além de chamar a atenção para a lista de espera, a exposição também valoriza o ato de doar, fundamental para que muitas famílias encontrem novos significados em meio à dor da perda. O Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, marca o ponto alto dessa campanha de mobilização.
O Afonso Pena é um dos aeroportos que mais transportam órgãos para transplante no Brasil. Somente no mês de agosto, foram 956 órgãos com origem de várias partes do país e do mundo. “O aeroporto é parte importante do Sistema Nacional de Transplantes. Por isso, estamos muito orgulhosos em receber a exposição e oferecer aos nossos passageiros um espaço de reflexão sobre um tema tão relevante. Acreditamos que iniciativas como essa têm o poder de ampliar a conscientização e estimular diálogos sobre a importância da doação de órgãos”, afirma o gerente do Aeroporto Afonso Pena, Éden Pisani Jr.
Rodrigo Belila, médico nefrologista e superintendente assistencial do Hospital Angelina Caron, destaca um processo de renovação para pacientes que recebem o órgão. “Quem atua na área sabe que o transplante possibilita algo surpreendente na vida do paciente que o recebe. Ele sai de um período de luta para sobreviver e entra em um período de realmente viver. É emocionante ver o quanto eles passam a valorizar a vida após todo o sofrimento da espera”, contou Rodrigo.
Serviço:
Exposição “Histórias de Transplantes”
Quando: 2 a 30 de setembro
Onde: Aeroporto Internacional Afonso Pena – Piso 1, São José dos Pinhais (PR)
OPORTUNIDADE DE TRABALHO
Hospital e Maternidade Norospar anuncia vagas de emprego em diferentes áreas