Segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Rosi

Animações podem realmente ajudar as crianças a lidarem com as emoções?

Publicado em 23/11/2024 às 08:15 por Editoria Movimento Saúde

As crianças passam cada vez mais tempo diante das telas e os pais buscam oferecer recursos tecnológicos e audiovisuais que transmitam mensagens educativas e que colaborem de forma positiva no desenvolvimento intelectual e emocional dos pequenos. Mas, será que as animações podem realmente ajudar as crianças a lidarem com as emoções? A psicóloga Bianca Ferreira Laranjeira acredita que sim.

Na infância e adolescência os pais e responsáveis devem ficar atentos a essas manifestações. “Os sentimentos são um conjunto de expressão das emoções das crianças e adolescentes, se eles estão sentindo a necessidade de colocar isso para fora, é preciso que os pais e responsáveis observem esse momento, acolham e iniciem um diálogo sobre aquele fato ocorrido”, revela a psicóloga Bianca Ferreira Laranjeira

Para Bianca, os familiares podem utilizar ferramentas para aprimorar esse discurso. Junto com o diálogo, a utilização de filmes, livros e séries podem auxiliar na expressão das emoções. “Assistindo e observando a forma como os personagens se comportam e como eles reagem diante da situação é uma forma de estimular que as crianças e os adolescentes possam compartilhar o que está acontecendo com eles”, revela.

 

Animações que podem contribuir para o diálogo e expressão dos sentimentos:

Divertidamente

O filme lançado em 2015 ganhou sua continuidade em junho 2024. Na história, a pequena Riley  vive com os sentimentos de raiva, medo, tristeza, nojo e alegria na sua cabeça. As representações ganham vida, e apontam como é importante expressar suas emoções. Agora na continuação, Riley na adolescência vai conviver com ansiedade, tédio, vergonha e inveja, sentimentos ainda desconhecidos por ela.   

Onde assistir: Disney +

O Rei Leão

A clássica história de Rei Mufasa, Simba e Nala pode contribuir para o diálogo sobre família, medos e amizades verdadeiras. Tudo isso embalado com muitos desafios e aventuras que cercam o jovem Simba desde o começo da vida.

Onde assistir: Disney +

 

A Viagem de Chihiro

Chihiro é uma garota de 10 anos que acredita que todo o universo deve atender aos seus caprichos. Ao descobrir que vai se mudar, ela fica furiosa.O longa japonês aborda o choque entre as gerações e os diversos sentimentos envolvidos nesse embate.

Onde assistir: Netflix

A Masha e o Urso

A série é baseada em um conto de fadas do folclore russo e mostra o cotidiano de uma pequena menina travessa de três anos chamada Masha que vive em uma casa em meio a uma floresta. A animação retrata os sentimentos de descobertas, anseios e angústias no caminho.

Onde assistir: Prime Vídeo

Procurando Nemo

Nemo é um pequeno peixe-palhaço que, repentinamente, é sequestrado do coral onde vive por um mergulhador e passa a viver em um aquário. Decidido a encontrá-lo, seu tímido pai sai em sua busca, tendo como parceria a ingênua Dory. O filme retrata os sentimentos de perda, angústia e valorização da família.

Onde assistir: Disney +

 

Bianca Ferreira Laranjeira (CRP 08/24740) é psicóloga do Marista Escola Social Ecológica

Atende psicologia clínica e organizacional
Psicoterapia individual, familiar e de casal
Orientação Profissional

CONTATO

• Atendimento online

(41) 99764-3067

 bianca.larangeira@hotmail.com

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio