Quinta-feira, 28 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Cigarro eletrônico é uma das causas de doença pulmonar do cantor Zé Neto

Publicado em 23/12/2021 às 11:59 por Editoria Movimento Saúde

 O cigarro eletrônico faz cada vez mais parte da rotina dos jovens. Mas os vapores, produzidos com diluentes de fragrância e sabores atraentes e muitas vezes desconhecidos, ao contrário do que se pensa, não são inofensivos. Podem causar processos inflamatórios, provocando falta de ar, tosse, diarreia, e doenças pulmonares graves. 

O assunto ganhou as redes sociais nesta quarta-feira (22), quando o cantor Zé Neto, que faz dupla com Cristiano, publicou um vídeo em seu Instagram, para falar sobre seu estado de saúde, que vinha preocupando os fãs.

Depois de testar positivo para Covid-19, Zé Neto foi diagnosticado com uma doença pulmonar, que, segundo os médicos do cantor, foi causada também pelo uso do cigarro eletrônico. "Estou voltando aqui para esclarecer que está tudo bem. Realmente passei por um problema sério do pulmão devido a cigarro, esses Vapes (cigarro eletrônico)”, disse o cantor. 

A notícia foi confirmada pela assessoria de imprensa do cantor, que informou que o artista está com "foco de vidro" no pulmão, uma mancha com aspecto de vidro fosco, que indica uma lesão pulmonar associada a diversas condições, desde alguns tipos de câncer a inflamações, incluindo a causada por coronavírus.

O sertanejo alertou seus seguidores. “Inclusive, dou um alerta para quem mexe com essa porcaria... para com isso porque é um cigarro como qualquer outro e faz mal do mesmo jeito ou até mais", desabafou.

"Obrigado pra quem rezou por mim, estou terminando o tratamento. Mais alguns dias e já estarei 100%, mas já estou 99% (bom)", concluiu.

Cigarros eletrônicos

Conhecidos como e-cigarros, vape, e-ciggy, e-pipe, e-cigar, heat not burn, entre outros nomes, os cigarros eletrônicos também são vilões quando o assunto é tabagismo, pois contêm toxinas potencialmente prejudiciais, metais pesados. Além disso, o aquecimento da nicotina para criar o aerosol e vaporização causam efeitos ainda desconhecidos.

Desde 2019 surgiram evidências de lesões pulmonares relacionadas aos vaporizadores, com  malefícios, principalmente em homens e jovens, podendo levá-los ao óbito.

No Brasil, os e-cigarros têm comercialização, importação e propaganda proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Fotos: Pixabay/divulgação

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio