Quinta-feira, 18 de abril de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Rotary Club e NOROSPAR avançam com a implantação do Banco de Leite Humano de Umuarama

Publicado em 19/08/2021 às 15:31 por Editoria Movimento Saúde

Em pleno Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, o governador do Rotary do Distrito 4630, Wilson Pereira de Godoy e sua esposa Hebe Andreia Perry Pereira de Godoy, acompanhados por uma comitiva formada por rotarianos de Umuarama e de outras cidades visitaram as futuras instalações do Banco de Leite Humano de Umuarama. 
A visita aconteceu na tarde desta quarta-feira (18) e a comitiva foi acompanhada do diretor presidente da NOROSPAR, o médico Dr. Jorge Cardoso, o médico fundador do hospital, Dr. José Alcindo Gil, além de colaboradores de vários setores. 
“A implantação do primeiro banco de leite humano da área de abrangência da 12ª Regional de Saúde do Estado do Paraná é um avanço para a saúde da população materno infantil da região e amplia a oferta de serviços prestados pela NOROSPAR, que é referência materno infantil para os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS de Umuarama e região’’, disse o Diretor Presidente da NOROSPAR, o médico Jorge Antônio Cardoso, que recebeu a comitiva.
A implantação do Banco de Leite Humano é uma parceria entre a Associação Beneficente Noroeste do Paraná – NOROSPAR e o Rotary Clube de Umuarama Catedral que doou aproximadamente 300 mil reais em equipamentos para o Banco.
“Umuarama é referência na captação de leite humano, que até o momento é enviado para pasteurização em Cascavel. Com a implantação do Banco de Leite de Umuarama, o leite coletado passa a ser testado e pasteurizado aqui mesmo, ampliando a oferta para os bebês que necessitam”, explica a fonoaudióloga Daiane Augusto, coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano da NOROSPAR.
Foram doados equipamentos próprios para a pasteurização e processamento de leite humano, adquiridos pelo Rotary Catedral através de doações e ações solidárias que contaram o apoio de diversos outros clubes de Umuarama e região. 
A estrutura também já está pronta. O Banco de Leite irá funcionar anexo ao Centro Regional Mãe Paranaense, administrado pela NOROSPAR, onde é feito o atendimento de gestantes de risco intermediário e alto risco de Umuarama e Região. 
“A estrutura foi projetada para garantir a qualidade em todo o processo de ordenha, manipulação e processamento do leite humano”, destacou Daiane. 

DIA DE VISITA
A comitiva de rotarianos começou sua visita no Centro Mãe Paranaense, onde irá funcionar o Banco de Leite de Umuarama e percorreu parte das dependências do Hospital NOROSPAR, especialmente o Posto de Coleta de Leite Humano, Lactário, UTI Neonatal e Pediatria. Todos os protocolos de segurança foram seguidos durante a visita.
“Que emoção ver todo esse trabalho que é realizado com os bebês aqui no Hospital NOROSPAR. É gratificante poder contribuir com algo tão grandioso e precioso como é a amamentação”, o governador do Rotary do Distrito 4630, Wilson Pereira de Godoy.

Wilson e sua esposa Hebe foram homenageados e presenteados com um kit simbólico e uma carta de agradecimento em nome da NOROSPAR e das mamães, papais e bebês internados na UTI Neonatal da instituição.
“Reforçamos que vosso apoio e parceria foram cruciais para a realização desse sonho tão importante para a redução da mortalidade infantil e o aumento do aleitamento materno exclusivo em nossa região. Recebam todo o nosso carinho (...)”, dizia um trecho da carta.

Visita ao Centro Mãe Paranaense

Visita à Norospar

Banco de Leite Humano

Homenagem

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio