Quinta-feira, 28 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

A 12ª Regional já suspendeu

Grávidas: Anvisa orienta suspensão imediata de vacina da Astrazeneca/Fiocruz

Publicado em 11/05/2021 às 12:00 por Editoria Movimento Saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou, nesta segunda-feira (10), a suspensão imediata do uso da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz em gestantes. De acordo com a Anvisa, a orientação de suspensão é "resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país".

A orientação é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). "O uso 'off label' de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica", informou a Agência.  O Ministério da Saúde está analisando o pedido, enviado por ofício. 

Investigação de trombose

O Ministério da Saúde está investigando o caso de uma mulher grávida, no Rio de Janeiro, que tomou a vacina da Covid-19 Oxford/AstraZeneca e desenvolveu quadro de trombose. A investigação é sobre o histórico de saúde da paciente e se é possível estabelecer uma relação entre a aplicação da vacina e o efeito adverso. A formação de coágulos como efeito colateral da vacina de Oxford foi incluída na bula do imunizante, mas é um evento adverso considerado muito raro.

Em nota, a AstraZeneca informou que “não tem comentários sobre o tema”, porque “não foram realizados estudos em mulheres grávidas.”

Umuarama

Em Umuarama, o calendário previa o início da imunização de gestantes com comordidades nesta terça-feira (11), mas atendendo determinação da 12ª Regional de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde suspendeu a vacinação. De acordo com a notificação da Secretaria, “Ainda não há detalhes ou nota oficial do Programa Nacional de Imunização (PNI), porém os municípios foram orientados a suspender a vacinação com o imunizante AstraZeneca em gestantes e imediatamente as UBS da cidade foram informadas. Os municípios aguardam novas orientações do PNI”.

Com informações do Ministério da Saúde e PMU

Fotos: gettyimages/divulgação

 

 

 

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio