Quinta-feira, 28 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Em encontro com a chefe do Núcleo Regional de Educação de Umuarama, Gilmara Zanata, o governador elogiou o desempenho do Núcleo

Foto: Rosi Rodrigues

Núcleo de Educação de Umuarama planeja volta às aulas com segurança 

Publicado em 09/02/2021 às 12:44

Ao lado da chefe do Núcleo Regional de Educação de Umuarama, Gilmara Zanata, o Governador Carlos Massa – Ratinho Júnior enviou mensagem de volta às aulas aos professores e diretores das escolas estaduais das 19 cidades da região. No vídeo, gravado durante a visita do governador à Umuarama na última sexta-feira (5), Ratinho deseja um bom retorno às aulas e diz que as escolas da região, assim como de todo o Paraná, estão preparadas para o retorno as aulas com segurança.
As aulas na rede estadual de ensino do Paraná estão previstas para retornar dia 18 de fevereiro e seguirá uma série de protocolos de prevenção e monitoramento da Covid-19. O retorno será híbrido – ou seja, com aulas presenciais e à distância – e gradual. 
“Claro que a nossa preocupação, que é com todos os núcleos do Paraná, é com um retorno seguro, tranquilo, tanto para os professores quanto também para os nossos alunos. Quero desejar a vocês um bom retorno. Nós precisamos, de uma forma gradativa, com segurança, fazer com que os alunos possam voltar a ter o conhecimento, ter a presença dos professores e acima de tudo o convívio escolar, que é muito importante para moldar essa geração paranaense”, disse o governador. 
O governador também elogiou o desempenho do Núcleo de Umuarama que, segundo ele, é um dos melhores do Paraná e destaque na última prova do Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O Paraná passou do sétimo para o terceiro lugar na classificação nacional da avaliação. 

ASSISTA O VÍDEO NA ÍNTEGRA

COMO VAI FUNCIONAR?
O retorno das aulas acontece em toda a rede estadual de ensino do Paraná no dia 18 de fevereiro. Todos os estabelecimentos de ensino foram adaptados e sinalizados de acordo com a Resolução nº 98/2021, da Secretaria de Estado da Saúde, que dispõe sobre as medidas de prevenção, monitoramento e controle da Covid-19 nas instituições de ensino públicas e privadas para o retorno das atividades curriculares e extracurriculares. 
A Resolução autoriza a retomada das atividades presenciais no Paraná, sem prejuízo à continuidade das atividades de aulas não presenciais já em curso.
“Estabelecemos que as medidas preventivas de biosegurança sejam cumpridas rigorosamente pelas instituições de ensino para a proteção dos estudantes, profissionais, funcionários e das famílias paranaenses, ressaltando que o cenário epidemiológico é avaliado sistematicamente e que uma revogação poderá ser indicada a qualquer momento, diante dos números apresentados de contaminação no Estado. Hoje o modelo que pensamos será híbrido”, disse o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.
O documento prevê que “o retorno às atividades presenciais, de acordo com o que cada instituição de ensino oferece, deverá ocorrer de forma escalonada, por faixa etária, iniciando-se pelas turmas com crianças até 10 anos de idade; após uma semana as demais turmas do ensino fundamental e, depois de duas semanas do início das atividades presenciais, os alunos do ensino médio, contribuindo assim para a estruturação das medidas e proteção da saúde de todos”.
Segundo a Resolução, está vedada, em qualquer circunstância, a realização de atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico, incluindo esportes coletivos, modalidades de luta, entre outras.
O texto ressalta também que na presença de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 na comunidade escolar ou acadêmica há a possibilidade de cancelamento das atividades presenciais de forma parcial ou total, de uma turma ou mais, e eventualmente, de toda a instituição de ensino, conforme orientação das autoridades sanitárias locais e regionais.
“A Sesa prestará orientação à Secretaria de Educação e do Esporte sobre a necessidade das instituições terem já elaborados seus protocolos de biossegurança para as atividades curriculares e extracurriculares, em consonância com os Planos Municipais de Contingência Covid-19”, destaca a Resolução que está publicada no site da Sesa.
Há previsão ainda de que o retorno seja feito de maneira híbrida, segundo capacidade e estrutura de cada instituição, respeitando a Resolução. “O retorno presencial às atividades curriculares e extracurriculares deve ocorrer de maneira híbrida, com revezamento dos alunos na modalidade presencial e online, e escalonamento semanal, ou com outra periodicidade, a depender da estrutura e capacidade local e número de alunos matriculados”, aponta o documento.
A higienização e a desinfecção de áreas internas e externas das escolas devem ser intensificadas, seguindo a previsão da Nota Orientativa nº 01/2020, da Sesa.


ROSI RODRIGUES
Jornalista

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio