Sexta-feira, 19 de abril de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

A higiene adequada das mãos é importante para evitar a propagação da covid-19

Foto: shutterstock

Coronavírus pode sobreviver na pele por 9 horas, diz estudo

Publicado em 11/01/2021 às 10:22

O coronavírus pode permanecer na pele humana por muito mais tempo do que os vírus da gripe, de acordo com um novo estudo de pesquisadores japoneses. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid, permaneceu viável em amostras de pele humana por cerca de 9 horas. Em contraste, uma cepa do vírus influenza A (IAV) permaneceu viável na pele humana por cerca de 2 horas.

Felizmente, os dois vírus tornaram-se rapidamente inativados após a pele ser lavada com água e sabão. Os resultados ressaltam a importância de lavar as mãos ou usar álcool gel para evitar a propagação da covid. "Este estudo mostra que o SARS-CoV-2 pode ter um risco maior de transmissão por contato do que o IAV porque o primeiro é muito mais estável na pele humana", escreveram os autores em seu artigo, publicado na revista Clinical Infectious Diseases. "Essas descobertas apoiam a hipótese de que a higiene adequada das mãos é importante para a prevenção da disseminação da SARS-CoV-2", completaram.

Sobrevivência na pele

No início da pandemia, pesquisadores dos Estados Unidos analisaram quanto tempo o SARS-CoV-2 poderia durar em superfícies e descobriram que ele permanecia viável no cobre por até 4 horas, em papelão por até 24 horas e em plástico e aço inoxidável por até 72 horas. No entanto, por razões éticas, examinar quanto tempo o vírus pode durar na pele humana é mais complicado, já que você não pode simplesmente colocar amostras de um vírus potencialmente letal nas mãos das pessoas.

Portanto, neste novo estudo, os pesquisadores, da Universidade de Medicina da Prefeitura de Kyoto, no Japão, criaram um modelo usando amostras de pele humana obtidas em autópsias. As amostras foram coletadas aproximadamente um dia após a morte. Os autores observaram que, mesmo 24 horas após a morte, a pele humana ainda pode ser usada para enxertos de pele, o que significa que ela retém grande parte de sua função por algum tempo. Assim, as amostras coletadas poderiam ser um modelo adequado, argumentaram os autores.

A partir disso, os autores descobriram que o SARS-CoV-2 sobreviveu nas amostras de pele humana por 9,04 horas, em comparação com 1,82 horas para o vírus influenza A. Quando esses vírus eram misturados ao muco, para imitar a liberação de partículas virais em uma tosse ou espirro, o SARS-CoV-2 durava ainda mais tempo, cerca de 11 horas.

No entanto, a boa notícia é que ambos foram inativados na pele 15 segundos após o uso de um desinfetante para as mãos com etanol a 80%. "A higiene adequada das mãos leva à rápida inativação viral e pode reduzir o alto risco de infecções de contato", disseram os autores. Segundo eles, o estudo não considerou a "dose infecciosa" de SARS-CoV-2, ou seja, a quantidade de partículas de vírus necessárias para causar uma infecção em alguém pelo contato com pele contaminada, e portanto pesquisas futuras também devem examinar esta questão.

Fonte: Crescer

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio