Sexta-feira, 19 de abril de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

A campanha teve início da 5 e se estende até 30 de outubro

Foto: Ministério da Saúde

A vacinação é a única forma de prevenção!

Publicado em 16/10/2020 às 11:30

No próximo sábado (17/10) acontece em todo o Brasil a grande mobilização – o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, quando serão oferecidas 18 tipos de vacinas. São elas: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomielite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela, hepatite A e meningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

O público alvo da campanha, que teve início dia 5 de outubro, são crianças e adolescentes menores de 15 anos, que poderão atualizar a carteira de vacinação.

Poliomielite

É importante ressaltar que crianças de 1 a 5 anos também precisam ser vacinadas contra poliomielite – também conhecida como pólio ou paralisia infantil – doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte.

Conscientização

Além da vacinação, o Dia D pretende conscientizar a população sobre a importância da imunização contra sarampo, febre amarela, rubéola, caxumba, hepatites A e B e poliomielite, para que essas doenças não voltem a ser um problema de saúde pública no Brasil. 

Em Umuarama
A vacinação contra a  poliomielite atingiu 13,22% da meta estabelecida para Umuarama, até o momento. A expectativa é chegar, até o final do mês, a pelo menos 95% de cobertura conforme orientação do Ministério da Saúde. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde preparou algumas ações especiais, além da vacinação rotineira oferecida nas unidades básicas de saúde (UBS) durante a semana. Neste sábado, 16, haverá quatro UBS vacinando crianças contra a polio – nos bairros Ouro Branco, Jabuticabeiras, Zona Seis (UBS Bem-Estar) e região central (Centro de Saúde Escola, no campus-sede da Unipar). Para não provocar correria ou aglomerações por conta da pandemia de coronavírus, a Secretaria de Saúde optou por não aderir ao chamado “Dia D”, mesmo assim as unidades citadas atenderão normalmente à população, para a vacinação. Até a última quinta-feira, 15, haviam sido ministradas 783 doses da vacina nas UBS de Umuarama (258 para crianças de até um ano de vida, 201 para as de dois anos, 145 às de três anos e 179 para crianças na faixa dos quatro anos). Veja (na imagem anexada) a programação de atendimento especial das UBS.

Programação nas UBSs de Umuarama

A campanha se estende até o dia 30 de outubro. Procure um posto de Saúde e leve a carteira de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos para atualização.

Com informações do Ministério da Saúde

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio