Terça-feira, 17 de setembro de 2024 Login
O Hemonúcleo de Umuarama fará coletas de sangue apenas no período da manhã, das 8h às 11h30. A medida passa a valer já nesta sexta-feira (24) e foi necessária pela falta de médicos na unidade e se restringe às coletas – os demais serviços acontecerão normalmente.
De acordo com Cláudio Francisconi, coordenador do Hemonúcleo, o banco de sangue contava com três médicos. Um deles solicitou sua aposentadoria e outro se desligou do cargo. Desta forma, apenas um profissional permanece, pelo menos por enquanto.
A expectativa do coordenador é de que até a próxima semana o impasse esteja resolvido. “O protocolo do Ministério da Saúde é de que sempre que houver coleta a presença de um médico é obrigatória. Além dele fazer a triagem do doador, também precisa estar presente em todo o tempo que houver coletas, pois se acontecer alguma intercorrência, o médico precisa estar no local para intervir. Como estamos apenas com um médico, teremos que atender temporariamente apenas pela manhã”, explica Francisconi.
O coordenador ressalta que esta redução no horário de atendimento gera preocupação. “Precisamos que esta seja uma falta momentânea, pois estávamos em um ritmo bom de doações, com cerca de 30 a 40 doadores procurando a unidade diariamente. O número é ideal para manter o estoque regular”, conta.
Esta média de coletas é a conta exata para atender a demanda de Umuarama e demais cidades da região. Francisconi comenta que menos de 30 doações deixam a situação complicada. “Estamos prevendo que nos próximos dias, com a redução das coletas para meio expediente, as doações tenham uma queda. Por isso estamos nos organizando e esperamos que na próxima semana já tenhamos uma resposta da Secretaria Estadual de Saúde”, diz.
O Hemonúcleo está localizado na avenida Manaus, 4.444, no Centro Cívico. Mais informações pelo (44) 3621-8307.
Outra unidade
Francisconi comentou que o Hemonúcleo de Toledo está passando pela mesma situação e interrompeu as coletas temporariamente. Com isso, a unidade de Cascavel solicitou ajuda para outros bancos de sangue. O Hemonúcleo de Umuarama foi um dos que conseguiu enviar bolsas de sangue para a região oeste, pois estava com o estoque normalizado.
No entanto, a partir da próxima semana, com a previsão de queda nas doações na Capital da Amizade, a contribuição para a unidade de Cascavel deve ser interrompida.
Quem pode doar
Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores (entre 16 e 18 anos) é necessário o consentimento dos responsáveis e entre 60 e 69 anos a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos.
É preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar e não estar de jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto
Fonte: O Bendito