Domingo, 9 de dezembro de 2018

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Renilde

Compartilhar dieta Instagram pode ajudar a não desistir

Publicado em 15/08/2017 às 08:29 por Rosi Rodrigues

Apesar das críticas sobre seu impacto negativo na saúde mental, o Instagram pode ser uma ferramenta para promover dietas e estilos de vida mais saudáveis, além de estimular o alcance desses objetivos. De acordo com um estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, quando as pessoas compartilham fotos de suas refeições diárias e a prática de exercícios físicos na rede social, elas são estimuladas a superarem seus desafios.

O estudo

Em vez de usarem o aplicativo como uma rede social qualquer, muitos usuários o utilizam como um diário, compartilhando o que comeram durante o dia e adicionando hashtags como #foodiary (diário alimentar, em tradução livre), por exemplo. Dessa forma, outros usuários podem encontrar essas publicações e comentar.

No estudo, os pesquisadores entrevistaram 16 pessoas que acessavam o Instagram com esse intuito a fim de descobrir novas técnicas para incentivar comportamentos mais saudáveis e descobriram que, para eles, essa era uma ótima forma de obter apoio social e emocional para perder peso comendo de forma saudável e praticando exercícios regularmente.

Benefícios

“É mais divertido tirar fotos do que escrever um diário de fato”, disse Christina Chung, principal autora do estudo, ao site especializado Science Daily. “É algo interessante para as pessoas que estão fazendo dietas tirar foto do prato do dia e compartilhar com os amigos. Muitas pessoas fazem isso, não é algo estranho a se fazer.”

Além disso, ter um registro visual de seu cardápio diário, tanto em termos de quantidade como de qualidade, pode ajudar as pessoas a detectarem problemas. “Quando você tem apenas uma foto de pizza é fácil racionalizar isso como uma ocasião especial”, disse Sean Munson, professor de design e engenharia centrados no ser humano, da instituição. “Mas quando se tem um feed inteiro só com fotos de pizza, então você pode dizer a si mesmo: ‘Estou exagerando’.”

Inspiração

No entanto, qual seria a real utilidade dessa tática? “Quando se trata de perder peso, as fotos de alimentos podem ou não ajudar”, disse Angela Lemond, nutricionista e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética, dos Estados Unidos, à CNN. “A comida pode ser de excelente qualidade, mas em grandes quantidades causará ganho de peso.” Se, por exemplo, alguém ver uma imagem de um prato saudável como inspiração, sem a receita pode ser difícil descobrir o tamanho correto da porção.

“Realmente, pode não ser muito preciso se você estiver procurando informações de rastreamento, tais como nutrientes detalhados, tamanho da porção e calorias“, alertou Christina. Entretanto, é possível procurar receitas e informações mais detalhadas através das marcações por hashtags. No estudo, os participantes usaram a plataforma em conjunto com outros aplicativos se eles estivessem buscando dados nutricionais mais detalhados.

Além das calorias, para aqueles que usam a rede social, o apelo visual que o aplicativo fornece, como as imagens reais de alimentos, podem ser motivações suficientes para continuar na dieta e, em alguns casos, comer menos. De acordo com um dos participantes do estudo, essa perspectiva realmente ajuda. “Antes eu acreditava que um pacote de batatas fritas era só um pacote, mas finalmente caiu a ficha do que eu estava comendo. As imagens me ajudaram a ser honesta com a dieta.”

 

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio