Terça-feira, 17 de setembro de 2024 Login
O câncer de pele pode surgir muitos anos depois do período em que você exagerou na exposição
Foto: Divulgação
Não é novidade que a exposição exagerada ao pode causar vários danos à pele, inclusive o mais grave deles, o câncer da pele.
O dermatologista Fernando Passos de Freitas explica que o câncer de pele pode surgir muitos anos depois do período em que você exagerou na exposição. Prova disso é que, de acordo com ele, estudos revelam que a proteção ao sol na infância e adolescência reduz significativamente os riscos de câncer de pele. Nesta fase da vida é muito comum que as pessoas passem muito mais tempo ao ar livre.
Existem diversas ações que ajudam na prevenção da doença. O dermatologista elaborou 7 dicas de como prevenir-se do câncer de pele, veja:
1- A proteção solar deve iniciar-se precocemente. A recomendação para uso de protetores solares se inicia aos 6 meses de idade, antes disso a criança não deve se expor diretamente ao sol sem a proteção de roupas e chapéu.
2- Utilize sempre um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15, aplicando-o pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol e sempre reaplicando após mergulhar ou transpiração excessiva.
3- Utilize chapéus e barracas grossas, que bloqueiem ao máximo a passagem do sol. Mesmo assim use o filtro solar, pois parte da radiação ultravioleta reflete-se na areia atingindo a sua pele.
4- Evite o sol no período entre 10 e 15 horas.
5- A maioria destas alterações de pele localiza-se na face, proteja-a sempre. Não se esqueça de proteger os lábios e orelhas, locais comumente afetados pela doença.
6- Procure um dermatologista se existem manchas na sua pele que estão se modificando, formam "cascas" na superfície, sangram com facilidade, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo.
7- Faça uma visita anual ao dermatologista para avaliação de sua pele e tratamento de eventuais lesões pré-cancerosas.
Fonte: Vila Mulher