Terça-feira, 10 de dezembro de 2019

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Gisele
Anúncio - Movimento Saúde

A retirada dos órgãos é feita em conjunto por médicos de Umuarama e Maringá

Hospital Norospar realiza captação de múltiplos órgãos

Publicado em 25/07/2018 às 16:05 por Rosi Rodrigues

Teve inicio por volta das 13h desta a quarta-feira (25), a capitação de órgãos de um doador que foi vitima de acidente de transito, na ultima segunda-feira (23). O procedimento é realizado no Hospital Norospar de Umuarama.  Serão captados rins, figado e globos oculares.

O doador é um homem de 46 anos, que residia na cidade de Terra Boa (região de Cianorte). A carreta que ele conduzia capotou na rodovia e o homem teve ferimentos considerados graves, sendo encaminhado para a UTI do Norospar.

A causa do falecimento foi morte encefálica, constatada na terça. Ainda no período da manhã tiveram início os procedimentos para o protocolo de diagnóstico da morte encefálica, que foram concluídos no período da noite com a vinda de um médico de Maringá, da Organização a Procura de Órgãos (OPO).

Thaís Godinho, assistente social da Norospar, explica que a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) realizou o acolhimento da família, explicando todo o processo de doação, desde a captação, transporte e receptação dos órgãos. "Os familiares manifestaram o desejo de doar e só depois demos início ao protocolo de captação", destacou a assistente social. 

“Os exames foram favoráveis para doação múltipla. Por questões de logística não houve tempo para a captação de mais órgãos”, explica Thaís. Entre as dificuldades está o aeroporto de Umuarama – que foi fechado para pousos e decolagens nesta semana para recape da pista. Com isso, os órgãos captados provavelmente serão transportados com helicóptero ou carros baixos.

A captação teve início às 13h e deve ser concluída por volta das 15h. Participam equipes da própria Norospar e de Maringá.

O nome do doador e os locais para onde os órgãos serão levados não são divulgados.

Adaptado de: Obemdito

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio