Quinta-feira, 28 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Foto: Movimento Saúde

Associação Médica de Umuarama alerta para a importância da vacina contra a gripe

Publicado em 25/05/2018 às 11:28

A primeira aula do Programa de Educação Continuada da Associação Médica de Umuarama – AMU, realizada no auditório do Senac, na última quarta-feira (23) foi sobre gripe. A doença é grave, o vírus está circulando e a baixa cobertura vacinal na Região Noroeste nos últimos dois anos preocupa os especialistas.

A médica infectologista Dra. Deborah Kantor, que proferiu a primeira aula, apresentou os aspectos científicos do vírus Influenza e suas variações genéticas (A, B e C) que circulam no Brasil. Segundo ela, o tipo H1N1pdm09 e A/A3N2 continuam sendo os que mais provocam agravamento do quadro, levando muitos pacientes à morte.

“Quanto antes o tratamento começar, mais rápidas as chances de sucesso”, destacou a palestrante. Segundo ela, os jovens são os que mais demoram a procurar atendimento médico e os que apresentam maior número de evolução para quadros graves da doença.

O médico pneumologista e presidente da AMU, Dr. Ronaldo de Souza participou da mesa de debates e compartilhou com os profissionais presentes algumas experiências no tratamento de casos graves de gripe, alguns que evoluíram para a morte.

Os médicos debateram sobre as formas de intervenção e o emprego de antivirais, antibióticos e corticoides no tratamento da gripe.

O consenso é sobre a importância e a eficiência da vacina contra Influenza ofertada gratuitamente pelo Ministério da Saúde para os grupos prioritários e também nas clínicas e laboratórios particulares para toda a população.

“A vacina é eficaz, é segura e produzida com toda seriedade e sob rígido controle e inspeção do setor de imunização do Ministério da Saúde. Nós médicos devemos orientar nossos pacientes em consultório a tomar sim a vacina e ajudar a combater boatos e crendices de que a vacina é perigosa ou ineficaz”, disse o médico Ronaldo de Souza.

A baixa cobertura vacinal na região preocupa os médicos e os coloca em alerta para o aumento do número de casos de gripe. Apenas 75% das pessoas que têm direito a vacina e que compõem os grupos de rico estipulados pelo Ministério da Saúde, se vacinaram no ano passado, nas cidades abrangidas pela 12ª Regional de Saúde. Em 2018, o índice pode ser ainda mais baixo. Em Umuarama, há poucos dias do final da Campanha Nacional de Vacinação, apenas 65,22% do público estimado foi vacinado. (SAIBA MAIS)

Próximos eventos

A aula foi rápida, dinâmica e os médicos puderam trocar experiências e tirar dúvidas. “Esses encontros serão mensais com o propósito de estimular os estudos e promover esse bate-papo e essa troca de experiências”, destacou o presidente da AMU.

Outro objetivo da Associação é fortalecer a classe médica. Entre os projetos, está a construção de uma sede própria, com um auditório projetado especialmente para estudos médicos.  

A próxima aula será sobre Pneumonia Comunitária, no dia 6 de junho, com os médicos Dr. Ronaldo de Souza, especialista em Pneumologia e Medicina Intensiva e Dr. Renato Ricci Kauffmann, especialista em Pneumologia e Clínica Médica.

Programa de Educação Continuada - AMU

Aula 2 – PNEUMONIA COMUNITÁRIA

Palestrantes: Dr. Ronaldo de Souza, especialista em Pneumologia e Medicina Intensiva e Dr. Renato Ricci Kauffmann, especialista em Pneumologia e Clínica Médica

Data: 06/06 – quarta-feira

Horário: 19h30

Local: Auditório do Senac -  Av. Duque de Caxias nº 5238

 

Aula 3 – ASMA/DPOC

Palestrante: Dr. Fabrício Zarenko Ziliotto, Pneumologia.

Data: 11/07 – quarta-feira

Horário: 19h30

Local: Auditório do Senac -  Av. Duque de Caxias nº 5238

 

Aula 4 – TUBERCULOSE

Palestrante: Dr. Celso José Gomes, especialista em Clínica Médica

Data: 22/08 – quarta-feira

Horário: 19h30

Local: Auditório do Senac -  Av. Duque de Caxias nº 5238

 

Aula 5 – DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE DOENÇAS REUMATOLÓGICAS

Palestrante: Dra. Marcia Arantes Marques, especialista em Reumatologia e Clínica Médica

Data: 19/09 – quarta-feira

Horário: 19h30

Local: Auditório do Senac -  Av. Duque de Caxias nº 5238

 

Aula 6 – URTICÁRIA

Palestrante: Dr. Guilherme Guerra, especialista em Pediatria e Alergia e imunologia.

Data: 17/10 – quarta-feira

Horário: 19h30

Local: Auditório do Senac -  Av. Duque de Caxias nº 5238

 

Aula 7 – INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA

Palestrante: Dr. Rodolfo de Faria Carvalho, especialista em Cardiologia e Clínica Médica. 

Data: 21/11 – quarta-feira

Horário: 19h30

Local: Auditório do Senac -  Av. Duque de Caxias nº 5238

 

Inscrições gratuitas pelos fones: (44) 3622-6418 – (44) 3622-2454 no e-mail

associacaomedicaumu@gmail.com, ou no local do evento.

Todos os participantes receberão certificados das aulas.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio