Segunda-feira, 7 de julho de 2025 Login
Acidentes com motos são responsáveis pela maioria dos traumas graves na ortopedia
De acordo com a Umutrans, no ano passado foram registrados cerca de 500 acidentes de trânsito em Umuarama. Mais da metade deles envolveram motociclistas e provocaram danos sérios à saúde de condutores e passageiros.
Excesso de velocidade e distração lideram as causas desses verdadeiros desastres que mudam de forma dramática a vida de jovens e famílias inteiras.
Segundo o Ministério da Saúde, os politraumatismos ortopédicos aparecem como terceira causa mais frequente de hospitalização por acidentes automobilísticos.
LESÕES COMPLEXAS
Geralmente as lesões provocadas por acidentes envolvendo motocicletas são graves. A alta complexidade do tratamento de múltiplos traumatismos exige profissionais altamente qualificados, trabalho multidisciplinar e estrutura hospitalar preparada para o pronto atendimento.
Segundo levantamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, a maioria (73%) das lesões do trânsito ocorrem na região dos membros inferiores, particularmente, nas pernas de motociclistas.
PREVENÇÃO
O motociclista deve seguir as normas e regulamentos de trânsito. O uso do capacete é indiscutível. A motocicleta deve ocupar o mesmo espaço que um veículo, tanto na cidade quanto na rodovia. Observar o limite de velocidade, não ziguezaguear no trânsito e não consumir bebidas alcoólicas antes de dirigir ou pilotar, são dicas de ouro para quem não quer parar na emergência médica.
TRÊS VEZES MAIS
Com nova sede, Centro de Especialidades Médicas dará salto na oferta de serviços à população
JULHO AMARELO
Através de conscientização e vacinação, Paraná avança no controle das hepatites virais
FONOAUDIOLOGIA