Segunda-feira, 9 de dezembro de 2024 Login
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o IAT (Instituto Água e Terra) e apoio de 75 alunos da Escola Municipal Evangélica, vai plantar ao menos 1 mil mudas de ipê, peroba, canafístula, gurucaia e pau-ferro. As árvores nativas foram escolhidas para ajudar na recuperação de uma área de reserva legal de mata nativa situada nos fundos do Pátio de Máquinas da Prefeitura, na região do bairro 1° de Maio.
A ação está agendada para a próxima sexta-feira (18), a partir das 9h. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, além dos profissionais da divisão de arborização da Secretaria e dos estudantes e professores que irão para reforçar a equipe, moradores do entorno do parque e outros voluntários serão bem-vindos para contribuir com o trabalho. “Já plantamos 1,5 mil mudas naquela área, porém, infelizmente houve um incêndio criminoso que fez um grande estrago. Mas não vamos desanimar e muito menos desistir de cuidar da nossa cidade: juntando forças é ainda muito mais fácil construirmos um lugar melhor para vivermos”, afirmou.
O prefeito Celso Pozzobom também lamentou os incêndios ocorridos em diversos pontos do município – como o Bosque dos Xetá, na avenida Frei Orlando Busato e no 1° de Maio, entre outros. “Não conseguimos imaginar o que leva uma pessoa a cometer atos como este, mas como disse o secretário, o município vai seguir com suas ações de preservação das áreas verdes e investindo para aumentar ainda mais esse patrimônio, que é de todos e beneficiará principalmente as futuras gerações”, observa.
Umuarama é destaque quando se fala em preservação do meio ambiente. “Temos 96% das ruas com arborização, com cerca de 130 mil árvores em nosso território urbano. É um número realmente expressivo. Temos uma diretoria especialmente designada para cuidar desse importante setor, com profissionais que se dedicam diariamente a manter a cidade protegida, garantindo qualidade de vida aos cidadãos”, comenta o prefeito.
Fernanda Periard Mantovani, diretora de Meio Ambiente, destaca que além do trabalho de fiscalização, manejo e cuidados com a arborização urbana, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza ações educativas e de conscientização sobre a preservação ambiental e a recuperação de matas e fundos de vale. “Para esta atividade de plantio de sexta-feira, é preciso destacar que caso esteja chovendo – que é o que no momento indica a previsão do tempo –, a ação será transferida para a próxima segunda-feira (21)”, avisa.
DECISÃO INÉDITA
SAÚDE, ECONOMIA, MEIO AMBIENTE
‘Lixo Que Vale’, o programa da prefeitura de Umuarama que faz bem para a saúde e o meio ambiente