Domingo, 13 de outubro de 2024 Login
O segundo Pronto Atendimento Municipal (PAM) que atenderá casos de urgência e emergência 24h por dia no Jardim Cruzeiro, a exemplo do PA 24h que funciona próximo da Delegacia de Polícia, começou a sair do papel onde antes funcionava a unidade de saúde básica do bairro. A demolição da estrutura antiga foi realizada na manhã desta terça-feira (1).
A licitação para contratação de empresa de engenharia que ficará responsável pela construção do PAM 2 já foi realizada e está atualmente na fase de captação de recursos. A nova unidade será edificada na avenida Leonildo Stecca, entre as ruas Bom Jesus Libertador e Roberto Domingos Martins – na frente da Paróquia Santa Clara de Assis.
A desocupação do prédio ocorreu nos dias 29 e 30 de agosto, quando a UBS Jardim Cruzeiro foi relocada para outro endereço, na mesma avenida. Em seguida a equipe da Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos iniciou a desmontagem da cobertura e da estrutura, para eventual aproveitamento de acessórios. Enquanto isso a licitação avançava internamente e a concorrência pública foi realizada no último dia 30.
O preço máximo foi fixado em cerca de R$ 5,2 milhões, porém com a disputa entre as empresas o preço caiu cerca de 30%. O tempo estimado de construção é de 11 meses, a partir da ordem de serviço. O PAM 2 terá área construída de 812,89 m², com recepção, sala de espera, sala de raio-X, consultórios médicos, setor administrativo, enfermaria completa, sala para isolamento com antecâmara, sala de emergência, vestiários para funcionários e quartos para plantonistas.
O projeto inclui ainda sala de esterilização com depósito de materiais, sala de medicamentos, necrotério, zeladoria e grupo moto-gerador de energia, além de vagas de estacionamento para o público em geral e para os funcionários, e acesso exclusivo para ambulâncias e carros funerários
A Prefeitura também está construindo atualmente uma nova UBS porte I no Parque Bonfim, com área de 288,22 m² – no encontro da rua Holanda com a avenida Frei Orlando Busato – que atenderá moradores daquela localidade e dos parques Cambo Belo, Firenze e Jardim Campo Novo, entre outros bairros. A unidade terá recepção, consultórios, salas de atividades coletivas, de vacina, de curativos, recepção e banheiros acessíveis, entre outros ambientes.