Quarta-feira, 17 de abril de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Exames de PSA e toque retal serão ofertados gratuitamente em Umuarama

Publicado em 30/11/2023 às 10:59 por Editoria Movimento Saúde

A Prefeitura de Umuarama por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com os cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade Paranaense (Unipar) ofertará aos homens os exames de PSA e toque retal de forma gratuita. A campanha acontece no próximo sábado (2/12), no Centro de Saúde Escola.

Segundo a assessoria, cerca de 10% dos exames realizados pela Secretaria Municipal de Saúde em 2022 apresentaram alterações.  Este ano a campanha foi reforçada.

“Esse é um dado preocupante. Se aplicarmos essa incidência a toda a nossa cidade, muitos homens podem ter a doença e não saberem, pois o câncer de próstata é silencioso em seus estágios iniciais”, disse o urologista e também professor do curso de Medicina, dr. Alberto Tomé, que supervisionará a ação de sábado.

Um diferencial da campanha é que todos os homens que realizarem os exames receberão acompanhamento imediato. “Em caso de alteração, esses pacientes serão encaminhados para exames mais aprofundados, acompanhamento contínuo e tratamento no Ambulatório de Urologia da Uopeccan”, explica o médico.

EXAME É MAIS FÁCIL, RÁPIDO E SIMPLES DO QUE SE IMAGINA

O médico explica que grande parte dos homens evitem os exames por preconceitos e mitos. Mas garante que os exames de rastreio são muito mais simples do que se possa imaginar. “O PSA é um exame de sangue simples. Já o toque retal – tão temido pelos homens – é um exame físico que dura no máximo 15 segundos. Eles se complementam e permitem que a gente identifique alterações”, explica.

SERVIÇO – Novembro Azul – Campanha de prevenção do câncer de próstata – Data: 02/12 (sábado) – Horário: das 8h ao meio-dia – Local: UBS Centro de Saúde Escola (Unipar sede) – Praça Mascarenhas de Moraes n° 4282 – Custo: grátis.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio