Domingo, 25 de fevereiro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Prefeito de Umuarama leva susto ao realizar teste de glicemia

Publicado em 07/03/2023 às 09:29 por Editoria Movimento Saúde

O prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel, tomou um susto na manhã do último domingo (5), após realizar um exame de glicemia, durante o evento Rotary Day, realizado no Mutirão Alvorada.

O resultado do teste rápido acusou uma taxa de glicose (açúcar na corrente sanguínea) de 209 mg/dL*, muito acima dos valores recomendados (entre 110 mg/dL e 125 mg/dL), para pessoas com jejum alterado, ou seja, que se alimentaram antes de realizar o teste.
Confira o vídeo no: YouTube

Pimentel disse que havia consumido algodão doce alguns minutos antes, porém as profissionais de saúde recomendaram ao prefeito que fizesse exames complementares. 
Isso porque, quando os valores de glicemia se encontram cima de 126 mg/dL significa que a glicose se encontra com um valor alterado, ou seja, a pessoa está com predisposição a diabetes. Situação em que a doença ainda não se instalou, mas que pode vir a se desenvolver.

Acima de 200 mg/dL, mesmo após uma refeição ou consumo de açúcar, como foi o caso do prefeito de Umuarama, pode indicar que o paciente já está com diabetes instalado. 
Para confirmar o diagnóstico será necessário repetir o exame por mais um ou dois dias seguidos, pois são indicados duas amostras para um diagnóstico preciso.

Em contato com o Secretário de Gabinete e Gestão Integrada da Prefeitura de Umuarama, André Rodrigues dos Santos, este informou que o prefeito Hermes Pimentel ainda não realizou os exames complementares, mas que uma visita ao médico já está em sua agenda. 

A glicose alta, ou hiperglicemia, pode ser silenciosa por muitos anos e por isso a monitorização é tão importante. Apesar de não causar sintomas desde o início do quadro, pode causar danos ao organismo e aos órgãos. 
Os principais sintomas de glicose alta são: 
1.    Excesso de sede; 
2.    Excesso de urina; 
3.    Fome excessiva; 
4.    Emagrecimento repentino sem redução da ingestão de calorias 
5.    Cansaço e fadiga frequentes; 
6.    Visão embaçada; 
7.    Pele seca; 
8.    Dificuldade em cicatrização; 
9.    Dor de cabeça; 
10.    Tonturas; 
11.    Dor abdominal e náuseas frequentes 
12.    Mudanças no hálito 
13.    Infecções mais frequentes. 


* mg/dl é uma unidade que analisa a quantidade de massa contida em um volume, mais especificamente, quantos miligramas estão contidos em um decilitro.


 


 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio