Segunda-feira, 9 de setembro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Escorpião amarelo: saiba o que fazer e o que não fazer em caso de picada

Publicado em 23/02/2023 às 16:23 por Editoria Movimento Saúde

Com o aumento de chuvas e elevação da temperatura, os primeiros meses do ano propiciam o aumento no número de casos envolvendo animais peçonhentos, em especial escorpiões. Por esta razão, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) fez um alerta para a população tomar alguns cuidados.

No Paraná, segundo dados preliminares do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 2022, foram registrados 4.418 acidentes com escorpiões. Neste ano, dados preliminares apontam 418 registros de acidentes no Estado.

Normalmente encontrados em ambientes escuros, os escorpiões preferem locais úmidos e com pouca movimentação. Uma maneira eficiente de evitar o aparecimento destes animais é impedir o acúmulo de entulhos, pois esses são locais que podem atrair insetos, como baratas, que são sua principal fonte de alimento.

Ao encontrar um escorpião, com muito cuidado, ele deve ser colocado em um pote com tampa para ser encaminhado às autoridades de saúde. Será realizado então, o laudo de identificação do peçonhento, que será encaminhado para o serviço de saúde do município, que por sua vez deverá entrar em contato com o cidadão, fazendo as orientações de prevenção de acidentes e correção dos prováveis ambientes favoráveis para os animais.

A picada de um escorpião causa dor imediata, podendo irradiar para o membro e ser acompanhada de adormecimento, vermelhidão e suor. Podem surgir suor excessivo, agitação, tremores, náuseas, vômitos, salivação excessiva, dentre outros sintomas mais graves.

EM CASO DE PICADA, O QUE FAZER?
Em caso de picada de escorpião, a orientação é que vítima deve ser socorrida imediatamente e encaminhada ao serviço de urgência e emergência mais próximo. Se for possível, capturar ou fotografar o animal para a identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.

O QUE NÃO FAZER?
Também é importante saber o que não fazer. Não se deve colocar gelo ou lavar com água fria o local da picada do escorpião. Também não se deve fazer torniquete ou espremer a picada, aplicar produtos, loções ou fazer curativos.

PREVENÇÃO
Para prevenir a picada de escorpião, é recomendado tomar alguns cuidados em casa, como:

• Manter a casa limpa, retirando acúmulos de sujeira atrás de móveis, cortinas e tapetes;
• Manter a grama do jardim sempre aparada;
• Limpar o quintal ou jardim, para evitar acúmulo de entulhos e lixo nestes locais;
• Manter o lixo em sacos plásticos bem fechados;
• Usar telas em ralos de chão, pias e tanques;
• Vedar frestas nas paredes e colocar soleiras em portas;
• Evitar andar descalço ou colocar as mãos em buracos ou frestas;
• Inspecionar roupas e calçados antes de usá-los;
• Usar luvas e botas de raspas de couro para realizar atividades que representem certo risco, como manusear entulhos e materiais de construção.

DÚVIDAS – Para tirar dúvidas sobre acidentes causados por animais peçonhentos e intoxicações, a população pode ligar no 08000 410 148 - Centro de Informações e Assistência Toxicológica do Paraná.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio