Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Telemedicina chegará à população de Umuarama em breve

Publicado em 07/02/2023 às 14:27 por Editoria Movimento Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama prepara-se para oferecer atendimento em serviços de Telessaúde para toda a população. A primeira reunião para as tratativas do convênio com o Joy Medical Group e a Universidade Paranaense (Unipar) foi realizada na última sexta-feira (3) na Prefeitura. A solução em telemedicina, nos mesmos moldes, já foi implantada em Guarapuava e, apenas no primeiro mês, reduziu em 82% a fila nas unidades públicas de saúde.

Solução completa
Tiago Ledesma Mariano, CEO (diretor executivo) do Joy Medical Group, apresentou os serviços e os detalhes do convênio ao prefeito Hermes Pimentel e ao secretário municipal de Saúde Herison Cleik da Silva Lima, além da professora Marina Giménez, representando a Unipar. “A solução é uma das mais completas e inclui aplicativo para celular com reconhecimento facial, consultas com especialistas, integração com o SUS, envio de receitas, prontuário e cabine de Telessaúde equipada para realizar 10 tipos de exames com imagens e sons em alta resolução e fidelidade”, detalhou.

Serviços
Entre os serviços oferecidos pelo Telessaúde estão a ausculta de batimentos cardíacos, análise de frequência cardíaca, otoscopia (exame para avaliar possíveis patologias no canal auditivo), imagens da orofaringe, ausculta pulmonar, imagens da pele em alta resolução, medição da temperatura corporal, aferição da pressão arterial e índice glicêmico, entre outros. O CEO acrescenta ainda que o Telessaúde oferece o que há de mais moderno em tecnologia. “Além de um aplicativo de interface ‘amigável’ para os usuários, todos os serviços desenvolvidos contam com tecnologias de última geração, que garantem rapidez na transmissão das informações, privacidade aos pacientes e segurança para os diagnósticos”, explica.

Rumo ao futuro
A cidade, que tem 117 mil habitantes, vai adotar a solução de Telessaúde do Joy Medical Group para toda a população, que terá também o apoio do corpo clínico da Unipar. Os trabalhos já começaram e os primeiros serviços devem ser disponibilizados em um prazo de 30 dias.


O secretário de Saúde comentou que considerar a entrada da telessaúde no atendimento ao cidadão é dar um passo firme rumo ao futuro. “Muitos municípios já disponibilizam essa modalidade, incrementando a atenção médica à população e reduzindo a necessidade de deslocamento até uma unidade de saúde, por exemplo. Acreditamos que essa parceria com a Unipar e a Joy Medical chega para quebrar paradigmas, multiplicando as possibilidades de oferecermos um atendimento cada vez melhor para os umuaramenses”, pontuou.

Encurtando distâncias
Simony Rodrigues Bernardelli Rosa, diretora de Saúde, comentou ainda que a telessaúde é um segmento que utiliza Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na atenção médica a pacientes e outros profissionais da área, situados em locais diferentes, principalmente casos médicos em que a distância representa fator crítico na oferta de serviços de saúde. “O serviço possibilita o suporte diagnóstico clínico de forma remota, permitindo a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos a distância. Nos parece que ter esses instrumentos será de grande valia”, afirmou Simony durante a reunião, que contou ainda com a presença da diretora de Atenção Primária em Saúde, Jaqueline de Bortoli Shiribayashi.

Fonte: PMU

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio