Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Vacina contra pneumonia de graça em todos os postos de saúde até 9 de setembro

Publicado em 03/09/2022 às 10:26 por Editoria Movimento Saúde

Em 2022, completam-se 12 anos da introdução da vacina Pneumocócica 10-valente conjugada (VPC-10) no Programa Nacional de Imunizações (PNI). A vacina é feita com tecnologia de ponta e é responsável pela diminuição da mortalidade e hospitalização das crianças de até cinco anos no País. A
A Pneumocócica 10-valente é uma das vacinas disponíveis em todas as Unidades de Saúde, durante a Campanha Nacional de Vacinação, que vai até o dia 10 de setembro. A vacina é gratuita. 
A utilização da vacina pneumocócica promove não somente uma redução expressiva dos casos de pneumonia e doenças pulmonares, mas também a redução de variações resistentes à penicilina. Ela é aplicada por meio de injeção e protege contra inflamação no ouvido e doenças graves causadas pelo Streptococcus pneumoniae, motivo de mortes no mundo todo.
Quando um bebê nasce, o organismo não possui as defesas necessárias para combater infecções de origem externa, como vírus e bactérias. As vacinas possuem um importante papel, diminuindo os riscos de doenças e possibilitando um crescimento saudável. Durante o primeiro ano de vida, o bebê recebe um número maior de vacinas, diferente de outras etapas da infância e vida adulta.
A importância da vacinação abrangente
Algumas doenças estão eliminadas devido à vacinação, mas a ocorrência de baixas coberturas vacinais pode fazer com que haja a reintrodução dessas doenças no País, voltando a ser um problema de saúde pública.
O Brasil já eliminou cinco doenças:
•    Poliomielite (paralisia infantil);
•    Síndrome da Rubéola Congênita;
•    Rubéola;
•    Tétano Materno e Neonatal;
•    Varíola.
O Ministério da Saúde recomenda a vacinação de todas as crianças menores de cinco anos de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. A imunização com as doses recomendadas é fundamental para evitar o adoecimento, além de complicações e óbitos.
As vacinas atuam no sistema imunológico, criando anticorpos e protegendo a saúde do bebê e da criança e são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. Todas as vacinas estão disponíveis gratuitamente no SUS para a população.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio