Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Médicos e enfermeiros de Umuarama são capacitados para prevenção e diagnóstico das hepatites virais

Publicado em 26/08/2022 às 16:13 por Editoria Movimento Saúde

Durante todo o mês de julho foram realizadas ações de conscientização sobre as hepatites virais, graças a uma agenda especial preparada pelo Ambulatório de Infectologia da Secretaria de Saúde de Umuarama para o Julho Amarelo. Mas o trabalho sobre o tema continua, a exemplo da capacitação coordenada pelo médico infectologista Ricardo Delfini Perci no auditório da 12ª Regional de Saúde na tarde desta quinta-feira (18).
Segundo o infectologista, o objetivo é fazer com que os médicos e enfermeiros da Atenção Primária em Saúde se sintam confortáveis e seguros para ajudar a tratar e diminuir este problema de saúde pública. “A capacitação reforça as ações articuladas orientando os profissionais sobre a correta notificação da doença e cuidados, além de ampliar para a população as informações sobre o tratamento contra as hepatites virais”, pontua Dr. Perci.
Com o tema “Hepatites B e C – Saiba como se prevenir”, o médico acrescentou ainda que a intenção foi oferecer informação detalhada e com qualidade para que mais profissionais que atuam na rede de saúde possam identificar sinais da enfermidade e também para saber como proceder diante de alguém que tem a patologia, além de notificação correta de surgimento de casos para a Vigilância em Saúde.
Ele acrescenta que o planejamento e aprimoramento das ações de atenção, prevenção e vigilância das hepatites virais em Umuarama são constantes. “Sempre temos ações de prevenção, incluindo o estímulo da população para a imunização contra a hepatite B, diagnóstico e o tratamento adequado. No SUS dispomos de tratamento gratuito, o que é um grande avanço. Tanto o paciente da Rede Pública ou Privada, podem acessar os medicamentos que só o Sistema Único de Saúde têm de forma gratuita”, disse, relatando que 36 médicos e enfermeiros participaram da capacitação.


Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio