Domingo, 25 de fevereiro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

“Orem por nós”, diz pai de recém-nascido com cardiopatia congênita que foi removido para Curitiba

Publicado em 30/07/2022 às 10:36 por Editoria Movimento Saúde

O olhar do jovem pai Josael Silva Gomes, de 26 anos, era de esperança ao embarcar com o filho recém-nascido nos braços na UTI Aérea do Paraná Emergência, serviço da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná – SESA, rumo ao Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba, no final da tarde desta sexta-feira (29). A mãe do bebê, Ana Paula, de 30 anos, ficou internada na UTI do Hospital Norospar, em estado grave.

 “Orem por nós”, pediu o pai pouco antes de fecharem as portas do avião. O pequeno Luiz Gabriel é o primeiro filho de Josael e Ana Paula, que foi acometida com o agravamento de uma doença pré-existente durante a gestação. Depois do parto, no dia 12 de junho, a equipe de Pediatria e Neonatologia da Norospar realizou diversos exames complementares que indicaram uma cardiopatia congênita no recém-nascido. 
Com os resultados, a Central de Regulação de Leitos da Macrorregião Noroeste foi acionada para a transferência do paciente para um centro de referência, neste caso, o Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba. “Há a possibilidade de intervenção cirúrgica e a transferência foi solicitada para que o bebê possa ser avaliado por uma junta especializada no caso”, disse o médico residente de Pediatra da Norospar, Dr. Julio Cezar Barreto, que participou do atendimento ao pequeno paciente. 
O trajeto do Hospital Norospar até o Aeroporto de Umuarama foi realizado por ambulância da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama, com socorrista e enfermeiro. Uma equipe com médico pediatra, socorristas, enfermeiros e técnicos acompanharam o trajeto de avião até a capital do estado. Todos os procedimentos foram realizados através do SUS, sem nenhum custo para a família. 

 O bebê apresenta boas condições de saúde e seguiu nos braços do pai. “Estou feliz e com muita esperança com a possibilidade de levar meu filho para um tratamento especializado. Vai dar tudo certo. Também fico angustiado por deixar minha esposa na UTI e peço que todos orem conosco. Temos que ter fé e esperança”, disse Josael. Ana Paula também aguarda transferência para um centro de referência para o seu caso.

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio