Domingo, 25 de fevereiro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Capacitação prepara profissionais de saúde para o acolhimento da criança atípica

Publicado em 25/07/2022 às 11:48 por Editoria Movimento Saúde

Com o avanço do conhecimento científico e a grande divulgação de informações sobre desenvolvimento atípico em crianças, aumentou enormemente o diagnóstico de condições como, Transtorno do Espectro Autista (TEA ou autismo), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), entre outros. Estima-se que o autismo acomete 1 a cada 44 pessoas no mundo. Quando hospitalizadas, necessitam de acolhimento especial.  
Pensando no acolhimento hospitalar dessas pessoas, especialmente de crianças com condições atípicas, o Setor de Psicologia da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – Norospar realizou entre os dias 20 e 21, uma capacitação para todos os colaboradores do setor assistencial, enfermeiros, técnicos e outros profissionais que têm contato direto com os pacientes.

“A hospitalização é um momento difícil para toda criança. No caso das crianças atípicas, o desafio pode ser ainda maior e os profissionais de saúde precisam estar preparados”, disse a psicóloga Luanna Nunes. 

“Crianças com desenvolvimento atípico apresentam padrões de comportamento diferenciados, do ponto de vista intelectual e atrasos na aprendizagem e no desenvolvimento psicológico e neurológico”, explicou. 

Com a colaboração da estagiária do 5º ano de psicologia Jéssica de Oliveira Silva, foram esclarecidos os principais aspectos a serem observados no acolhimento da criança atípica e seus familiares e repassadas orientações de como realizar o trabalho de cuidados com pacientes que apresentam tais condições. 
“Esse trabalho é fundamental para ampliar e melhorar o atendimento, do ponto de vista da humanização, observando e respeitando as peculiaridades de cada paciente”, concluiu a psicóloga Luanna Nunes.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio