Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Maternidade da Norospar reúne doulas para melhor assistência materno-infantil

Publicado em 20/07/2022 às 17:46 por Editoria Movimento Saúde

A Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – Hospital Norospar, através da Comissão de Humanização, reuniu na última segunda-feira (18) doulas que atuam em Umuarama e região e a equipe multiprofissional da Norospar para alinhar o atendimento e o acompanhamento das parturientes na instituição por essas profissionais. 

A profissão de Doula foi aprovada pelo Senado em março deste ano (PL 3.946/2021), com regras e requisitos para o exercício da profissão. O Projeto está na Câmara Federal para regulamentação nacional. 
Em Umuarama, a Lei Municipal N. 4.526 de 25 de abril de 22, dispõe sobre a presença de doula durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitado pela parturiente, nas maternidades, hospitais e demais estabelecimentos hospitalares do município. 
“Reconhecemos a importância da doula no suporte físico e emocional das gestantes e seus familiares. Desde que a Lei Municipal foi aprovada estamos trabalhando para ampliar integração dessas profissionais no processo de humanização do parto. Foram convidadas todas as doulas que realizaram o credenciamento na instituição, estiverem presentes: Daysi Mara, Mariane Barbosa, Bruna Bergamasco, Dayane Perrud, Erica Bruno, Vivian Liuti. Neste primeiro encontro foram abordados assuntos importantes sobre o credenciamento das doulas e orientações sobre qualidade, segurança no ambiente hospitalar, incentivo ao parto normal e aleitamento materno”, disse a coordenadora da Maternidade da Norospar, Amanda Vasques.
Estiveram presentes representando a equipe multidisciplinar a enfermeira da Comissão Controle de Infecções Hospitalares, Sandra Geane Pereira de Souza, a enfermeira do Escritório de Qualidade, Ligia Cristina P. Silva, a assistente social da Norospar, Thais Godinho e Daiane Ribeiro Fonoaudióloga do Banco de Leite Humano da Norospar.

As participantes tiveram a oportunidade de conhecer as melhorias físicas e estruturais realizadas na Maternidade da Norospar, bem como protocolos de atendimento e atuação. 
Um dos temas abordados foi a participação voluntaria das profissionais no atendimento das pacientes enfatizando a melhoria da assistência SUS. As doulas também foram convidadas para participar da Campanha Agosto Dourado – Mês de incentivo ao aleitamento materno que é promovido todos os anos na instituição.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio