Segunda-feira, 4 de julho de 2022

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Câncer na gestação. O que fazer?

Publicado em 24/05/2022 às 09:48 por Editoria Movimento Saúde

Se você está grávida e descobriu um câncer a primeira coisa a fazer é se acalmar. Embora pareça que tudo está perdido, graças ao avanço da medicina, em grandes partes dos casos a gestação não precisa ser interrompida, e tratamentos como a quimioterapia podem ser realizados. 

“O caso precisa ser avaliado individualmente para que seja possível escolher o tratamento mais adequado, já que alguns tratamentos podem ser danosos para o feto. Quando falamos em câncer, sintomas e tratamentos não podem ser generalizados. Todos os casos devem ser avaliados individualmente”, orienta o médico oncologista Dr. Erico Ferneda (CRM-PR: 23470 | RQE: 2244).

O tratamento oncológico para gestantes depende de alguns fatores como o quadro geral de saúde da paciente, idade gestacional, tamanho e localização do tumor e se houve ou não metástase. “A metástase é o desenvolvimento de um foco tumoral à distância do tumor primário, porém originado deste tumor inicial. Podemos citar como exemplo, um tumor que se iniciou no reto e apresentou uma metástase para o fígado”.

De acordo com o médico, a quimioterapia deve ser evitada no primeiro trimestre da gestação, pois é o período em que a maior parte dos órgãos do feto está se desenvolvendo. Esta modalidade de tratamento também deve ser evitada próximo ao parto. 

“A cirurgia oncológica é um tratamento essencial para a retirada de tumores. Em geral é segura para mulheres grávidas e a anestesia geralmente não apresenta riscos para o feto, diferentemente da radioterapia e da hormonioterapia, que podem causar má formação, distúrbios do crescimento e até aborto”, explica. 

É importante ressaltar que a gravidez deve ser evitada durante o tratamento contra o câncer, mas, se a paciente engravidar, além do médico oncologista, também deve ser acompanhada por um obstetra, ginecologista e psicólogo para todo o apoio necessário nesse momento.  

SOBRE

O médico cirurgião (CRM-PR 23470 | cirurgia geral RQE: 16538 e cirurgia oncológica RQE: 2244) Dr. Erico Ferneda atende no Hospital do Câncer Uopeccan e na Clínica Oncoclin em Umuarama.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio