Quinta-feira, 28 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Dia D contra a Dengue mobiliza agentes de saúde em todo o Estado

Publicado em 26/11/2021 às 11:08 por Editoria Movimento Saúde

A mobilização estadual de combate à dengue promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) envolve agentes de saúde, escolas, moradores e gestores de todo Estado, e tem a finalidade em alertar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do Aedes aegypti, transmissor da doença, zika e chikungunya. 

A Sesa, por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental (CVA), preparou este ano várias ações de combate ao mosquito. A programação, organizada pelas Regionais de Saúde, conta com arrastões de limpeza, mutirões de visitas domiciliares de agentes de endemias, divulgação de materiais informativos em ruas e praças, capacitações e palestras, apresentações artísticas e exposições, além de diversas atividades educativas em escolas, unidades de saúde, empresas, comércio e prédios públicos.

Ações de combate a dengue em Umuarama

Em Umuarama, as ações de combate à dengue vêm acontecendo do decorrer da semana. Os agentes de combate a endemias (ACE) do Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental realizaram uma vistoria no Cemitério Municipal de Umuarama, na tarde desta quinta-feira, 25, em busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Embora os agentes tenham eliminado oito depósitos de água parada, nenhum foco com larvas do mosquito foi encontrado.

Esse é um bom indicativo, segundo o chefe da Vigilância Ambiental, Carlos Roberto da Silva. “É o resultado de uma ação mais constante, que ajuda a evitar a proliferação do mosquito. Estivemos no cemitério antes do Dia de Finados e eliminamos vários focos. Agora ainda tinha água parada em alguns vasos, mas nenhum foco do mosquito foi encontrado”, apontou. “As pessoas devem se preocupar com a limpeza e evitar vasos sem saída d’água. O ideal é enchê-los com areia”, recomendou.

Também houve, na parte da manhã, atividade na UBS do Jardim Panorama, com recreação para crianças e demais usuários – tapete interativo da dengue e distribuição de pipoca e algodão-doce –, além de panfletagem no entorno da unidade.

Nesta sexta-feira (26), a ação será para o público da UBS Posto Central (ao lado do Pronto Atendimento), às 8h30. Às 14h haverá capacitação para os agentes de endemias, visando a melhoria da qualidade do trabalho de campo, alongamento com a equipe da Smel e palestra sobre ética, conduta e importância da lei 018/92 para o servidor público, com a assistente administrativo e bacharel em Direito Juvani Cirino Gonçalves.

Dia D em Umuarama

O ‘Dia D’, propriamente dito será realizado neste sábado (27), na Praça Arthur Thomas, a partir das 8h30, quando haverá exposição de fotos das vistorias realizadas com auxílio de drone, demonstração de voo, exposição do “Projeto Orquídeas”, tenda de prevenção da dengue com microscópio e informações, moldura para fotos com os temas Aedes aegypti e #denguenão, tapete interativo da dengue, banner e decoração da praça com balões em preto e branco, parceria com Smel para recreação com as crianças e a comunidade idosa com atividades recreativas, alongamento, jogos e entretenimento (cama elástica, algodão-doce, pintura e atividades diversas).

 

Com informações  e fotos da Agência Estadual de Notícias e PMU

 

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio