Sexta-feira, 29 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Paraná discute retomada de ações de saúde que ficaram em segundo plano durante a pandemia

Publicado em 17/09/2021 às 09:35 por Editoria Movimento Saúde

A política da atenção primária à saúde no contexto da pandemia da Covid-19 foi o tema da oficina Previne Brasil, que reuniu representantes da Secretaria estadual da Saúde e do Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (16). O evento teve a participação do secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério, Raphael Câmara Medeiros Parente.

Prestada pelos municípios, a atenção primária é a porta de entrada do paciente no sistema público de atendimento à saúde. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, ressaltou a importância da discussão, principalmente na questão da retomada de ações que ficaram em segundo plano na pandemia.

“Agora é hora de voltar a cuidar do hipertenso, do asmático, do diabético, fazer a coleta do preventivo de câncer de colo de útero nas mulheres, cuidar do calendário vacinal. Tudo isso passa pela Atenção Primária à Saúde”, disse.

No encontro, diretores e técnicos das 22 Regionais de Saúde do Paraná, direção do Conselho dos apoiadores e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) tiveram um panorama da área sob a perspectiva de incentivos e da reorganização na porta de entrada do sistema público durante e após o cenário do coronavírus no País.

O Paraná é o segundo estado a receber a visita das equipes do Ministério da Saúde, que estão desde o início da semana promovendo discussões sobre o assunto. De acordo com o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, a visita aos estados e a aproximação com os gestores é a melhor forma de aprofundar o entendimento sobre a realidade e as demandas regionais.

“As visitas possibilitam melhor orientação os gestores municipais na forma de conseguir mais recursos, melhorando o conjunto das ações na atenção primária”, destacou Parente.

PREVINE BRASIL – Instituído pela Portaria nº 2.979 de 12 de novembro de 2019, o programa Previne Brasil é o novo modelo de financiamento proposto pelo governo federal que altera a forma de repasse das transferências para os municípios. A partir da portaria, as transferências passaram a ser distribuídas com base em três critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas

“O Ministério da Saúde tem um modelo de pagamento de ações e essa reunião é um fortalecimento deste novo modelo, que agrega ao nosso objetivo de seguir em frente, junto aos municípios, somando esforços”, disse o secretário nacional.

Durante o evento, a diretora de Atenção e Vigilância da Secretaria da Saúde, Maria Goretti David Lopes, ressaltou as ações do Paraná, mostrando a organização na atenção primária do Estado e os desafios impostos pela pandemia.

“A atenção primária é, de fato, o início do cuidado com a população, com um olhar agudo sobre a importância do serviço ao cidadão. Temos feito, mesmo com a adversidade da pandemia, fortes intervenções, garantindo recursos e um olhar ainda mais humano, justamente pela fragilidade que vivemos com a Covid-19. Da mesma forma, temos os municípios como parceiros na ponta, e vamos continuar um trabalho em conjunto, também contando com a mão do Ministério da Saúde”, frisou a diretora.

PRESENÇAS – Participaram do evento o diretor financeiro do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida; o superintendente estadual do Ministério da Saúde do Paraná, Benedito Garcia; o secretário de Saúde de Mangueirinha, e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Ivoliciano Leonarchik, além da secretária Municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

Fonte: reportagem e fotos: AEN

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio