Segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André

Atendimento de suspeitos de covid em Umuarama será realizado nas UBS Bem Estar e Vitória Régia

Publicado em 10/08/2021 às 08:55 por Editoria Movimento Saúde

A Secretaria de Saúde de Umuarama reorganizou os atendimentos das unidades básicas de saúde no município, centralizando o atendimento de pessoas com sintomas de gripe em duas UBS específicas: Bem Estar e Vitória Régia. A decisão foi tomada pelo COE (Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19) e levou em conta a redução significativa na busca de atendimento médico por pacientes com suspeita de estarem com coronavírus.

De acordo com Maristela de Azevedo Ribeiro, diretora de Atenção Primeira em Saúde (APS), o novo fluxo de atendimento em duas UBSs não deve afetar a qualidade na atenção à população. “Ao centralizarmos os atendimentos covid em duas unidades, conseguimos voltar gradativamente a oferecer atendimento ‘normal’. O município reorganizou a rede de saúde para reforçar a assistência a outras doenças e aos programas de pré-natal, puericultura, diabetes e hipertensão, coleta de preventivo de câncer de colo de útero, entre outros, que agora devem voltar à sua integralidade, sempre obedecendo os protocolos de segurança”, pontua Maristela.

As unidades básicas de saúde são a porta de entrada dos pacientes para a rede de atendimento. Com a covid-19, a estrutura das UBSs locais focaram no atendimento específico aos pacientes com suspeita da doença. “Com a redução do número de casos e de internamentos pela doença, por causa do avanço da vacinação, temos essa segurança de readequação”, analisa.

A partir desta terça-feira (10), moradores das regiões do Jardim Cruzeiro, Cidade Alta, Panorama, São Cristóvão, 1º de Maio, Jabuticabeiras, Guarani, Anchieta, 26 de Junho e Ouro Branco que estiverem com sintomas gripais, devem procurar atendimento na UBS Bem Estar. Já os moradores das regiões do San Remo, Parque Industrial, Sonho Meu, Jardim Lisboa, Centro de Saúde Escola (Unipar sede), Posto Central e Jardim União devem procurar a UBS Vitória Régia. “Vale destacar que essa mudança não altera em nada o atendimento do Ambulatório de Síndromes Respiratórias [Tenda Covid], que funciona no Centro Diocesano, que continua atendendo normalmente”, finaliza a diretora.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio