Quinta-feira, 28 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Prefeitura de Umuarama garante que postos de saúde estão em pleno funcionamento

Publicado em 22/07/2021 às 20:03 por Editoria Movimento Saúde

O aumento considerável nas internações clínicas por doenças ‘não covid-19’, registrado nas duas últimas semanas nos hospitais de Umuarama, levantou o alerta sobre a necessidade de retomar a rotina de prevenção às doenças e cuidados com a saúde.

A orientação dos médicos é que as pessoas procurem acompanhamento médico, façam exames de rotina e o controle de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Moradores reclamam que procuram as unidades de saúde, porém não estão conseguindo realizar exames e consultas de rotina.

A Prefeitura de Umuarama garante, porém, que todas as 18 Unidades Básicas de Saúde - UBS do município estão em pleno funcionamento e que a população deve procurar o seu posto de referência.

A Secretaria de Saúde informou através da assessoria de imprensa que, as unidades abriram agendamento para a coleta de preventivo do colo do útero e que está sendo organizado o retorno do acompanhamento de hipertensos e diabéticos, que será pré-agendado.

Os demais atendimentos, como consultas, exames, entrega de medicamentos de uso contínuo, vacinação em crianças, entre outros, estão sendo realizados normalmente. 

EM OBRAS

Apenas duas unidades de saúde de Umuarama estão fechadas para reforma, porém os pacientes estão sendo atendidos em outras UBS. São elas: Panorama, que está atendendo os pacientes no Cidade Alta; e Jabuticabeiras, atendendo no Primeiro de Maio.

Algumas unidades se dividem entre o atendimento de rotina e aos pacientes com sintomas gripais (suspeita de covid-19). São elas: Bem-Estar, Guarani/Anchieta, Vitória Régia e Jardim União.

As vacinas contra covid-19 para usuários em geral, acontecem em escala de idade, em dois pontos: Escola Municipal Sebastião de Mattos e unidade Centro de Saúde Escola, na Unipar – Campus Sede. O horário e a idade são informados diariamente nas redes sociais da Prefeitura e na imprensa. 

RETORNO COM SEGURANÇA

Desde de o início da pandemia da Covid-19, a oferta dos serviços de medicina preventiva à população foi muito prejudicada em Umuarama, no Brasil e no mundo todo.

Por aqui, os grupos de acompanhamento a doentes crônicos e cirurgias eletivas foram suspensos, o atendimento do CEM - Centro de Especialidade Médicas, bem como no CEO – Centro de Especialidades Odontológicas foram paralisados e as pessoas, orientadas a ficar em casa. 

O reflexo está acontecendo agora, com o aumento no agravamento de doenças que poderiam ter sido prevenidas ou tratadas precocemente.

Com o avanço na vacinação e diminuição nos números de casos e mortes, a orientação dos especialistas e das autoridades é para que as pessoas voltem a procurar os serviços de saúde.

“O medo da Covid-19 não pode ser motivo para deixar de se cuidar. Tome todos os cuidados necessários - como uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos - mas procure sua unidade de saúde ou a orientação do seu médico de confiança. As outras doenças estão aí e não podemos deixar os cuidados para depois”, disse uma médica.

Fotos: Asaff Saab de Souza

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio