Sexta-feira, 29 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Pacientes em tratamento de covid recebem oxímetros para monitoramento em casa

Publicado em 20/07/2021 às 18:05 por Editoria Movimento Saúde

A Secretaria de Saúde de Umuarama está disponibilizando oxímetros para pacientes que estão fazendo tratamento contra a covid-19 em suas residências. Os oxímetros são equipamentos importantes para monitorar a porcentagem de oxigênio no sangue e os batimentos cardíacos e 121 desses dispositivos foram repassados às unidades básicas de saúde do município nesta terça-feira (20).

O prefeito Celso Pozzobom acompanhou a distribuição dos equipamentos e a secretária de Saúde, Maria Harue Takaki detalhou que há hoje 120 pacientes com covid sendo acompanhados pelas equipes multidisciplinares da pasta. “A orientação nº 47/2020 da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) fala sobre síndromes respiratórias e indica que esses pacientes devem ser monitorados por avaliação de oximetria, sobretudo gestantes ou puérperas e pessoas de 35 a 60 anos que tenham hipertensão, diabetes ou obesidade”, relata.

Porém, a secretária ressalta que o município não só monitora os pacientes nas UBSs, no Ambulatório de Síndromes Gripais ou no Pronto Atendimento 24 Horas, como está cedendo o oxímetro para o cidadão verificar a saturação do oxigênio em qualquer horário que se fizer necessário. “A Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria de Saúde, está fazendo algo a mais e acima dos critérios da nota orientativa da Sesa. O médico pode solicitar o uso desse equipamento conforme fizer a avaliação”, explica.

Pozzobom foi pessoalmente até a casa de uma família, moradora na Zona III, para fazer a entrega do dispositivo. “Nesta residência há cinco pessoas da mesma família positivadas e que estão recebendo o acompanhamento dos profissionais da Secretaria de Saúde. Para nós é muito importante poder levar esse pequeno aparelho, mas que tem uma importância muito grande no auxílio dos pacientes infectados pela covid-19”, pontuou o prefeito.

Os oxímetros são repassados aos pacientes após a assinatura de um termo de empréstimo. Os profissionais das UBS auxiliam e instruem sobre o funcionamento do dispositivo. “Pessoas saudáveis têm um nível de saturação de oxigênio no sangue entre 95% e 100%, já os pacientes graves podem ter um nível entre 70% e 80%. Desta forma, é de extrema importância esse monitoramento”, indica Harue.

O QUE É OXÍMETRO

O oxímetro é um aparelho que mede o nível de oxigênio no sangue. Eles ajudam a saber quanto oxigênio o sangue está transportando. “Quando o nível de oxigênio é baixo, as células do seu corpo podem ter dificuldade de trabalhar apropriadamente”, complementa Maristela de Azevedo Ribeiro, diretora de Atenção Primária em Saúde, acrescentando que níveis muito baixos de oxigênio podem sobrecarregar o coração e o cérebro.

Fonte: PMU

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio