Terça-feira, 16 de abril de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Apoio aos profissionais de linha de frente

Médicos são capacitados para atendimento a pacientes de covid em estado crítico

Publicado em 31/05/2021 às 18:20 por Editoria Movimento Saúde

A Universidade Paranaense – Unipar – aderiu à proposta do CRM- PR de oferecer um curso prático de abordagem ao paciente crítico de covid-19. A iniciativa vem ao encontro da necessidade de oferecer apoio aos profissionais de linha de frente.

Realizado no Centro de Simulação em Saúde da universidade, o treinamento teve foco em quatro estações práticas de trabalho: vias aéreas, ventilação mecânica, medidas de biossegurança, choque.

O centro de estudos foi totalmente preparado para acolher o curso, inclusive com itens que o CRM-PR colocou como opcionais. A ideia, segundo Dr. Jackson Erasmo Fuck, médico coordenador do curso, é promover a integração entre os profissionais inexperientes com os que já têm bagagem em cuidados intensivos. "Nós sabemos que os leitos estão escassos, especialmente os leitos de UTI, e mesmo leitos de emergência em hospitais maiores. E os doentes graves estão precisando ficar mais tempo em unidades de pronto atendimento, em hospitais de cidades menores. E eventualmente, esses pacientes precisam de procedimentos salvadores”, explicou.

Os médicos participantes como alunos do curso tiveram a oportunidade de aprender com profissionais experientes, que têm vivenciado o atendimento aos pacientes com covid-19 na rotina de trabalho, uma bagagem que só vem somar.

Para a experiência no treinamento foram adquiridos equipamentos, como um Ventilador Mecânico, um aparelho de Videolaparoscopia e um Tubolaríngeo, de forma a deixar mais completo o ambiente de simulação. São equipamentos que preparam os médicos para situações reais de risco, o que é muito importante para que os profissionais de hospitais de Umuarama e região possam fazer o melhor pelos pacientes.

MOVIMENTO SAÚDE

FOTOS: UNIPAR

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio