Sexta-feira, 19 de abril de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

O CRM-PR disponibilizou o Curso "Suporte Avançado de Vida na COVID 19 - SAVICOV" no formato Educação a Distância – EaD, gratuitamente para os profissionais de saúde

Foto: Assessoria

Cisa-Amerios e AMU unem forças para capacitação de profissionais de saúde no combate ao Covid-19

Publicado em 26/11/2020 às 18:17

O momento é crítico e pede a união de todos no combate ao avanço da doença do Novo Coronavírus – Covid-19. Nessa perspectiva, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios, prefeito de Alto Piquiri, Luis Carlos Borges Cardoso e o presidente da Associação Médica de Umuarama, Dr. Fábio Augusto Carvalho somaram forças para oferecer capacitação e suporte aos profissionais de saúde dos municípios da região para atuarem na linha de frente no combate a doença. 
“Agora é a hora da responsabilidade”, destacou o Dr. Fábio Carvalho em reunião com Cardoso, na sede da AMU, na tarde desta quinta-feira (26). 
O Conselho Regional de Medicina do Paraná – CRM-PR disponibilizou o Curso " Suporte Avançado de Vida na COVID 19 - SAVICOV  " no formato Educação a Distância – EaD, gratuitamente para os profissionais de saúde. Para ter acesso, basta clicar no link:  Even3.com.br//9
Todos os inscritos que finalizarem os módulos do curso receberão o certificado de conclusão do SAVICOV, emitido pelo CRM-PR. O curso  será mantido de forma gratuita, nesta plataforma , até Março de 2021. 
“O curso foi desenvolvido especialmente para aqueles que estão direta ou indiretamente enfrentando o Covid-19 em Pronto atendimentos e UTIs”, explicou o médico. 

Para Cardoso, a iniciativa veio em boa hora. “Vamos precisar capacitar os profissionais de saúde dos pequenos municípios, especialmente aqueles que possuem hospitais, para que deem atendimento e suporte adequado aos pacientes”, disse.
Segundo ele, é hora de conectar melhor os sistemas de saúde e trabalhar em conjunto. “O sistema de saúde em Umuarama já está esgotado. Com o primeiro atendimento do paciente realizado no município onde mora, poderemos organizar melhor o fluxo e, quando houver a necessidade de encaminhar um paciente para um dos hospitais da Macrorregião, isso será feito já com o leito regulado através da Central. Isso vai ajudar a evitar a sobrecarga do sistema e oferecer um melhor atendimento aos pacientes”, destacou.
Uma preocupação conjunta das duas entidades é quanto a segurança dos profissionais de saúde. “Os municípios receberam recursos para a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, mas é preciso que os profissionais saibam como utilizar corretamente”, disse Cardoso.

De acordo com o Dr. Fábio, além do curso EaD do CRM-PR, o Cisa-Amerios, a Associação Médica de Umuarama, hospitais credenciados e outros serviços de saúde, como o SAMU, por exemplo, podem trabalhar em conjunto, oferecer orientações e tirar dúvidas dos profissionais de saúde.
“Estamos somando forças, buscando parcerias e trabalhar conjuntamente para encontrar soluções viáveis e seguras para o enfrentamento dessa doença. Agora é a hora da união, da responsabilidade e do trabalho em conjunto”, finalizou o presidente dos médicos.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio