Domingo, 8 de dezembro de 2024 Login
O governo considerou a redução de casos em todo o Estado. Em Umuarama, o número de casos caiu de 13, no dia 28, para nove no dia 29, seis no dia 30, e iniciando o mês de outubro com quatro casos positivos
Foto: Divulgação
Meses atrás, o aumento de casos positivos de Covid-19 levou a Secretaria de Estado da Saúde a habilitar 40 leitos de enfermaria, destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes infectados pela doença na região de Umuarama.
Com a redução no número de casos diários e a queda na ocupação de leitos hospitalares, registradas nos últimos dias, a Secretaria enviou aos hospitais Cemil e Uopeccan ofícios comunicando a decisão de desativar 25 dos 40 leitos.
A informação foi repassada pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta-feira (01/10), data em que foram confirmados quatro novos casos, sendo três homens e uma mulher.
Para a decisão, o governo considerou a redução de casos em todo o Estado, a taxa de ocupação em baixa tanto na cidade quanto na macrorregião Noroeste e a Deliberação CIB 143/2020, que define os critérios para ativação e desativação de leitos exclusivos para Covid-10 no Paraná. Nos últimos dias o número de casos caiu de 13, no dia 28, para nove no dia 29, seis no dia 30, e iniciando o mês de outubro com quatro casos positivos, de acordo com os boletins diários.
Nesta quinta-feira a ocupação de leitos de UTI Covid estava em 25% – com cinco pacientes internados e 15 leitos livres. Já nas enfermarias, com a redução do número de leitos a taxa de ocupação aumentou para 66%, embora o total de pacientes esteja próximo do registrado no dia anterior quando havia 10 pessoas hospitalizadas e cinco leitos livres.
Dessa forma, a partir desta quinta-feira a região de Umuarama (21 municípios) passa a dispor de 20 leitos de UTI e de 15 leitos de enfermaria, exclusivos para Covid-19.
Considerando as quatro confirmações do dia, Umuarama passa a ter 1.158 pessoas contaminadas pelo coronavírus desde o início da pandemia, das quais 1.012 já estão recuperadas e 18 morreram.
Há ainda 120 positivados em isolamento domiciliar, três pacientes internadas em unidades de terapia intensiva (UTI) e cinco em enfermaria.
Além desses casos, a Secretaria de Saúde acompanha 90 pessoas com suspeita de infecção, com uma delas internada em enfermaria e as demais isoladas. Já foram descartadas 4.722 suspeitas do total de 5.970 notificações registradas até o momento.
DECISÃO INÉDITA
SAÚDE, ECONOMIA, MEIO AMBIENTE
‘Lixo Que Vale’, o programa da prefeitura de Umuarama que faz bem para a saúde e o meio ambiente