Terça-feira, 19 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Foram entregues 1.000 litros de álcool 70%, fracionados em garrafas de meio litro

Foto: Assessoria

Consumo de álcool aumenta 70% em hospital e preços sobem 484%

Publicado em 15/07/2020 às 15:11

Um levantamento feito pelo departamento de compras do Hospital e Maternidade Norospar revelou que o consumo de álcool para higienização (álcool 70%), aumentou 70% no último quadrimestre comparado ao mesmo período do ano passado. O preço do produto nas distribuidoras também disparou depois do avanço da Pandemia de Covid-19 em Umuarama e região. 
Nos meses de março, abril, maio e junho de 2019, a média de consumo na instituição foi de 200 litros de álcool por mês. Em 2020, a média do mesmo período foi de 340 litros por mês. Com o avanço da Pandemia de Covid-19 na região, o consumo continua crescendo. 
“O álcool 70% é utilizado na limpeza geral do hospital, na desinfecção de superfícies, higienização das mãos, bem como em diversos outros processos. Sempre foi essencial e agora é produto de primeira necessidade”, disse o administrador da Norospar, André Buratti.
Segundo ele, além do aumento substancial no consumo, a instituição ainda deparou-se com um repentino aumento nos preços após o início da Pandemia. O litro de álcool 70% passou de R$ 3,90 em julho de 2019 para R$ 18,90 em julho de 2020, cotado na mesma distribuidora de produtos médico-hospitalares - um aumento de 484%.

AJUDA BEM VINDA
Diante do aumento crescente no consumo e da disparada dos preços, doações de álcool e outros produtos de limpeza, bem como EPIs, são muito bem vindas no Hospital e Maternidade Norospar. Na manhã desta quarta-feira (15), mais mil litros de álcool 70% na forma líquida, foram repassados à instituição, através do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. 
“Esse apoio da comunidade, da sociedade civil organizada e de órgãos e instituições governamentais ou não-governamentais tem sido fundamentais nesse momento. Não temos palavras para agradecer”, disse o presidente da Norospar, Pedro Arildo Ruiz Filho, que recebeu a doação de representantes do Corpo de Bombeiros.
O Major Andrey Falkiner Fernandes, comandante do 6ª Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Umuarama foi pessoalmente fazer a entrega na Norospar. Segundo ele, o produto foi adquirido pelo Governo do Estado do Paraná, através Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, para apoiar as instituições de saúde na prevenção de Covid-19. 
Em Umuarama foram doados 7.500 litros de álcool 70%, distribuídos entre hospitais e a Secretaria Municipal de Saúde. “A parceria do Corpo de Bombeiros com a Norospar é antiga, consolidada através do trabalho conjunto com o Posto de Coleta de Leite Humano. Para nós é uma grande satisfação contribuir neste momento e com algo tão essencial”, disse o comandante. 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio