Sábado, 30 de maio de 2020

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Gisele
Anúncio - Movimento Saúde

Os profissionais do Pronto Atendimento Dr. Cândido Garcia foram os primeiros a serem testados

Testes rápidos para Covid-19 são oferecidos a profissionais de saúde de Umuarama

Publicado em 20/05/2020 às 18:58

Além de campanhas de orientação, decretos e apoio à fiscalização de atividades, a Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo uma série de ações para dimensionar a circulação do novo coronavírus (Covid-10) em Umuarama. Uma delas é a testagem rápida oferecida para os profissionais da área de saúde da esfera pública (postos de saúde, centros de especialidades, ambulatórios e Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia), da ala Covid do hospital de referência para o atendimento da doença e por amostragem nos outros hospitais.
As ações objetivam reforçar o ambiente seguro aos profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia, atendendo às pessoas que apresentam sintomas da doença e necessitam de tratamento na cidade. “Com isso, queremos garantir maior segurança para todos os nossos profissionais de saúde e também detectar os casos de Covid-19 que sejam assintomáticos neste meio, possibilitando verificar a situação e as condições da nossa rede de saúde”, explicou a secretária municipal Cecília Cividini.
A testagem começou pelo Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia, onde está montado o ambulatório para atendimento aos pacientes com suspeita da doença, na última terça-feira. Nesta quarta, 20, os testes foram realizados com os profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e nos próximos dias serão levados a outras unidades.
SANITIZAÇÃO
Por outro lado, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde informa que a Vigilância Sanitária está percorrendo diversas empresas e notificando-as quanto as normas de etiqueta respiratória e necessidade de sanitização. O setor de Saúde do Trabalhador está com o cadastro de mais de 50 empresas onde foi solicitado o plano de contingência, conforme determinação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da Procuradoria Federal do Trabalho.
Nesta quarta-feira, 20, as equipes foram às ruas e visitaram empresas do ramo de transporte individual de passageiros (os mototáxis), levando orientação e cobrando a observância às normas preventivas para evitar a infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19).
“Não podemos nos esquecer que o uso da máscara é obrigatório e a população não pode relaxar nos cuidados pessoais, como higienização constante das mãos e objetos de contato (como maçanetas), não compartilhar objetos pessoais (como telefone fixo, smartphone, teclado de computador, canetas e copos) e evitar abraços, apertos de mão e aglomerações. Precisar evitar ao máximo o contato com outras pessoas e manter o distanciamento social, para nossa própria saúde”, finalizou Cecília.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio