Sexta-feira, 29 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Pandemia viral sem precedentes marca o Dia do Enfermeiro em 2020

Publicado em 12/05/2020 às 08:46

O Dia Internacional do Enfermeiro e da Enfermagem - 12  de maio – é tradicionalmente de muitas homenagens e comemorações a esses valorosos profissionais de saúde. Em 2020 a data chega num momento em que o mundo é assolado por uma pandemia viral sem precedentes e que seu trabalho é extremamente importante e necessário. O cenário é desafiador exige, além de muita técnica e conhecimento, uma boa dose de coragem e amor à profissão e ao cuidado com as pessoas.

Na manhã desta terça-feira (12), o mundo contabiliza 4,18 milhões de casos confirmados do novo coronavírus – Covid-19 e 286 mil mortes. No Brasil são 168 mil casos confirmados e 11.519 mortes em decorrência da doença. Porém, o número de curados é muito maior 1,46 milhões em todo o mundo e 69.232 no Brasil, graças ao trabalho de valorosos profissionais de saúde como os enfermeiros.

O ano de 2020 foi instituído pela Organização Mundial da Saúde, em sua Assembleia de 2019, como o Ano Internacional dos Profissionais de Enfermagem e Obstetrícia. O objetivo é reconhecer o trabalho feito por enfermeiras, enfermeiros e parteiras em todo o mundo, bem como de defender mais investimentos para esses profissionais e melhorar suas condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional.

Segundo a OMS, o mundo precisa de mais 9 milhões de enfermeiras(os) e parteiras para atingir a meta de cobertura universal de saúde até 2030. Nas Américas, a Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS destaca que são necessários 800 mil profissionais de saúde a mais, incluindo pessoal de enfermagem e obstetrícia.

Estes profissionais desempenham um papel vital na prestação de serviços essenciais de saúde em todos os níveis de atenção e são cruciais para promover a saúde e prevenir doenças: cuidam de mães, crianças e idosos, administram vacinas que salvam vidas e fornecem conselhos de saúde, entre outras ações.

“Em muitas partes do mundo, os profissionais de enfermagem e obstetrícia constituem o primeiro e, às vezes, o único recurso humano em contato com os pacientes”, afirmou Carissa Etienne, diretora regional da OMS para as Américas e diretora da OPAS.

“Investir em enfermagem e obstetrícia significa oferecer saúde para todas e todos, o que terá um efeito profundo na saúde global e no bem-estar”, acrescentou.

A iniciativa, que durará o ano todo, reúne OMS, OPAS e seus parceiros, entre eles a Confederação Internacional de Parteiras, o Conselho Internacional de Enfermeiras, a campanha Nursing Now e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

A todos os enfermeiros e enfermeiras que dedicam suas vidas a cuidar da saúde das pessoas com dedicação e carinho, parabéns e muito obrigado!   

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio