Sábado, 30 de maio de 2020

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Gisele
Anúncio - Movimento Saúde

Confirmado terceiro caso de Covid-19 em Umuarama; paciente passa bem

Publicado em 18/04/2020 às 08:27 por Rosi Rodrigues

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou na manhã deste sábado, 18, o terceiro caso positivo de coronavírus em Umuarama. De acordo com a secretária Cecília Cividini, trata-se de um homem de 52 anos que esteve em Punta Cana, na República Dominicana.

O paciente começou a sentir sintomas gripais e procurou atendimento na rede hospitalar privada, quando passou a ser monitorado como caso suspeito pela Secretaria de Saúde. Chegou a ser internado, quanto foram realizados exames laboratoriais e de imagem e foi positivado por critérios clínicos e realização de teste. O quadro de saúde do paciente é considerado estável e ele continua sendo acompanhado.

O boletim da Secretaria Municipal de Saúde deste sábado também teve grande variação no número de casos suspeitos, que caíram de 138 para 116 e de descartados, que subiram de 86 para 113, enquanto o total de notificações subiu para 232. Duas pessoas estavam internadas, uma em enfermaria e outra em leito de unidade de terapia intensiva (UTI).

A secretária Cecília Cividini explica que 22 pessoas saíram da estatística de casos suspeitos porque, de acordo com nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde, cumpriram período de 14 dias em isolamento domiciliar sem apresentar sintomas significativos de síndrome gripal. A alta, nesses casos, também abrange familiares e pessoas que tiveram contato próximo e não apresentaram sintomas no mesmo período.

A definição de síndrome gripal é quadro respiratório agudo, caracterizado por febre ou sensação febril, acompanhada de tosse e/ou dor de garganta e/ou coriza e/ou dificuldade respiratória. “Devemos ficar atentos aos sintomas, mas a dica principal é manter os cuidados preventivos de distanciamento social, uso de máscara em locais com concentração de pessoas, evitar o contato físico e principalmente manter a higienização das mãos e objetos pessoais”, recomendou a secretária.

“Prefira água e sabão para lavar as mãos frequentemente, ou higienize com álcool gel 70%. Não se esqueça da máscara, mesmo a de tecido, fabricada de forma caseira e fala o possível para permanecer em casa. Desta forma vamos manter o coronavírus sob controle em nossa cidade e venceremos esse desafio”, completou Cecília Cividini.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio