Domingo, 9 de dezembro de 2018

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Renilde

A berinjela é versátil e pode ser ingrediente principal de preparações quentes e frias.

Berinjela, o alimento “chave” para uma dieta saudável e gostosa

Publicado em 25/09/2017 às 11:46 por Rosi Rodrigues

Berinjela é um alimento rico e leve. A cada 100 gramas tem apenas cerca de 30 calorias. Contêm fibras, carboidratos, vitaminas e minerais, tais como: vitamina-B, Vitamina C, Vitamina K, Zinco, Potássio, Cálcio, Ferro e Magnésio. Contem poderosos antioxidantes que fazem bem ao coração, ao cérebro e ajudam a prevenir uma série de doenças.

É um alimento considerado “chave” em qualquer dieta saudável e também gostosa. A berinjela é de fácil manipulação e pode ser ingrediente principal de uma variedade enorme de pratos quentes e frios, doces e salgados.A Nutricionista Caroline Alves trabalha no Serviço de Nutrição do Hospital Cemil

De acordo com a nutricionista Caroline Alves não há mal nenhum em consumir berinjela diariamente. “É um alimento funcional”, garante. A nutricionista enumera alguns dos principais benefícios da berinjela.

Benefícios para o coração: Ela contém 0% de colesterol e de gorduras saturadas, também possui um antioxidante chamado nasunin, que reduz o nível de colesterol ruim (LDL).

Benefícios para o cérebro: Os fitonutrientes e os antioxidantes presentes nas berinjelas ajudam a proteger as células do cérebro contra os radicais livres. Os radicais livres podem causar danos às células, através do processo de oxidação.

O antioxidante nasunin, ajuda a proteger os lipídios na membrana celular. A berinjela também ajuda a cuidar da saúde do sistema nervoso, pois é muito rica em vitaminas do complexo B. Um exemplo disso é a vitamina B6, que ajuda na regulação da fadiga mental e a melhorar o humor.

Benefícios para os diabéticos: O consumo diário de berinjela é uma boa forma de evitar o diabetes tipo 2. Contêm baixo nível de carboidratos, rica em fibras e fenóis, que ajudam a regular os níveis de glicose no sangue.

Para a pele: Os nutrientes que as berinjelas possuem são ótimos para que possamos ter uma pele sempre saudável e bonita. São ricas em vitaminas, antioxidantes e vários minerais. Essas propriedades fazem muito bem para a nossa saúde em geral deixam nossa pele sempre bonita. Os antioxidantes protegem a pele dos radicais livres, que podem causar o aparecimento de rugas e causam também o envelhecimento precoce da pele. A vitamina C presente na berinjela ajuda a manter a pele sempre macia e suave. A Nutricionista Caroline Alves trabalha no Serviço de Nutrição do Hospital Cemil

Demais benefícios da berinjela:

A berinjela destaca-se também por apresentar uma grande quantidade de água, essencial para manter o corpo hidratado e favorecer as reações químicas nas células corporais.  Por ser rica em fibra alimentar é ótima para a digestão. Também atua formando um gel que ajuda na saciedade, ajudando assim o trânsito intestinal. O intestino vai funcionar melhor pois as toxinas serão eliminadas de forma muito mais eficaz. Por ser rica em água e flavonoides ela ajuda na circulação do sangue e o potássio presente nela, auxilia a controlar a pressão arterial. O legume pode ainda ser consumido grelhado, assado ou cozido.

Receitinhas da nutri

A nutricionista Caroline Alves preparou uma série de receitas gostosas e também saudáveis para que possamos incluir a berinjela no nosso cardápio diário e aproveitar todos os seus benefícios. Bastante versátil, pode ser servida quente ou fria, nas mais diversas combinações. Confira: 

Berinjela assada com tomate e cebola 

Acompanhada de outros vegetais como o tomate, que é rico em vitamina C e a cebola, que possui potássio e ferro, a berinjela de forno dá origem a um prato bastante nutritivo. Aprenda como prepará-lo:

Ingredientes:

1 berinjela grande inteira crua;

1 cebola pequena crua;

1 tomate médio;

1 colher de sopa de orégano seco;

1 colher sopa de vinagre;

½ colher de sopa de azeite de oliva extra virgem.

Modo de preparo: 

  1. Pré aquecer o forno em fogo médio. Limpar bem todos os vegetais. Em seguida, cortar o tomate e a cebola em cinco rodelas e temperá-lo com orégano e azeite;
  2. Cortar a berinjela em cinco fatias da espessura de um dedo e deixar no molho com água, pouco sal e vinagre por 30 minutos. Então, descartar a água e espremer a berinjela;
  3. Em uma forma, colocar as fatias de berinjela e cobri-las de maneira intercalada com uma rodela de tomate e outra de cebola, até dispor todos os ingredientes no recipiente;
  4. Cobrir com papel-alumínio e levar ao forno durante 20 minutos ou até que a berinjela esteja cozida. Finalmente, esperar esfriar um pouco e servir-se.

A berinjela assada com cebola e tomate rende quatro porções, com cerca de 66 calorias em cada uma delas.

PATÊ DE BERINJELA

INGREDIENTES

- 2 Berinjelas descascadas

- ¼ de xícara de maionese de soja

- 4 dentes de alho amassados (ou mais se preferir)

- 2 xícaras de cheiro-verde

- Caldo de 3 limões

- Sal a gosto

 

Modo de Preparar

      Corte as berinjelas em fatias de comprido, e pique bem miudinho. Deixe as berinjelas de molho durante duas horas em 2 xícaras de água com o caldo dos limões. Esprema bem, tirando a água, e junte os demais ingredientes. Se você for servir este patê pela manhã ou no almoço, pode enriquecê-lo com nozes ou amêndoas picadinhas. Se preferir, adicione gergelim no lugar das castanhas.

SALADA DE BERINJELA

INGREDIENTES

- 2 Berinjelas médias

- 2 Dentes de alho amassados

- 1 cebola média picadinha

- ½ colher (sopa) de orégano

- 1 colher (sopa) de azeite

- 3 colheres (sopa) de azeitona verde picadinha

- Caldo de um limão grande

- Sal a gosto

MODO DE PREPARAR

      Corte as berinjelas no formato de palitos. Abafe em pouca água com gotas de limão em um pouco de sal. Quando bem moles, escorra e leve para gelar. Tempere então com os ingredientes restantes.

ASSADO DE BERINJELA

INGREDIENTES

- 3 berinjelas

- 2 tomates sem pele nem sementes

- 2 ovos

- 1 cebola picada

- 2 dentes de alho amassados

- 3 colheres (sopa) de azeite

- sal a gosto

MODO DE PREPARAR

      Corte as berinjelas sem descascar e coloque para cozinhar com água e sal. Quando estiverem cozidas, amasse-as. Refogue separadamente a cebola e o alho, junte os tomates e o sal. Misture bem com a berinjela. Coloque no fundo de uma forma uma parte dos ovos batidos, a berinjela e cubra com o restante dos ovos. Leve ao forno.

BERINGELA EMPANADA

INGREDIENTES

- 2 berinjelas

- 1 xícara de farinha de trigo integral

- 1 xícara de farinha de rosca

- 1 cebola grande

- 2 dentes de alho amassados

- orégano, salsa, cominho e sal a gosto

MODO DE PREPARAR

      Corte a berinjela em fatias na largura de um dedo e depois corte-as novamente ao meio de modo que fiquem menores. Rale a cebola, junte a salsa bem picada, o alho, um pouco de orégano, cominho e sal. Deixe a berinjela descansar nesses temperos por 30 minutos. Em uma tigela a parte, misture a farinha de trigo integral e a farinha de rosca (se for necessário, acrescente um pouco de sal). Passe as fatias na mistura de farinhas e coloque-as para assar em forma untada e enfarinhada, tendo o cuidado de regá-las com azeite de oliva de vez em quando. Servir quente.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio