Quinta-feira, 18 de abril de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Participaram autoridades de saúde e representantes dos hospitais

Foto: Rosi Rodrigues

Tudo pronto para o fim do rodízio dos hospitais de plantão em Umuarama

Publicado em 03/01/2020 às 18:47

O rodízio dos hospitais de plantão em Umuarama, implantado há cerca de 30 anos, termina na segunda-feira (6/1) e os quatro hospitais de referência credenciados para o atendimento de Urgência e Emergência através do SUS – Nossa Senhora, Cemil, Norospar e Uopeccan - passam a atender 24 horas, todos os dias.

Todos os detalhes foram checados durante a reuniãoEm reunião realizada no novo Pronto Atendimento de Umuarama, na tarde desta sexta-feira (3), autoridades de saúde e gestores dos hospitais conferiram todos os detalhes da implantação do novo sistema.

De agora em diante, os usuários que precisam de serviços de urgência e emergência nos 21 municípios que pertencem a 12ª Regional de Saúde devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento da sua cidade e, em situações de maior gravidade, acionar o SAMU ou SIATE.

Nos casos em que o atendimento hospitalar for necessário, o paciente será encaminhado através da Central de Regulação de Leitos do SAMU ao hospital credenciado na especialidade indicada para o seu caso. O paciente não poderá mais ir direto ao hospital em Umuarama.

 “Isso significa colocar o paciente certo, no tempo certo,  no hospital certo. Outra grande vantagem é que não teremos mais falta de leitos gerais”, disse a diretora da 12ª Regional de Saúde de Umuarama, enfermeira Viviane Herrera.

Para ela, a mudança irá fortalecer o sistema hospitalar de Umuarama e trazer benefícios a toda a população.“É um avanço importante. Nossos hospitais atendem as principais especialidades médicas, como cardiologia, ortopedia, neurologia, pediatria, entre outras. A mudança irá favorecer a população, que terá um atendimento ainda mais qualificado e fortalecer os hospitais, dentro das suas especialidades credenciadas”, disse.

De acordo com presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios, prefeito de Alto Piquiri, Luis Carlos Borges Cardoso, o sistema de distribuição foi criado após um amplo planejamento, com a participação de todos os setores envolvidos no processo e segue critérios médicos e técnicos para o encaminhamento do paciente ao hospital credenciado.

“A mudança é necessária e não medimos esforços para chegar a esse momento. Foram muitas reuniões e um amplo trabalho técnico de planejamento. Contamos com a parceria de todos, especialmente da Secretária de Estado da Saúde, da 12ª Regional de Saúde, das prefeituras e secretarias municipais de saúde da região, SAMU, SIATE, Central de Regulação de Leitos e Consultas, gestores dos hospitais, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, para criar um sistema justo para todos”, disse.

Cardoso destacou a participação do representante da Central de Regulação de Leitos e Consultas, Adelson Gonçalves dos Santos que, segundo ele, “não mediu esforços para a criação do novo sistema e em todo o processo”.

Também participaram da reunião: Bruna Fátima Pinheiro Pereira e Ânderson Luiz Candiani, do PA 24h; Renata Figueiredo Campagnole de Oliveira, diretora de Saúde do município; e dos representantes dos hospitais Uopeccan (Débora Caús e José Carlos Ribeiro), Nossa Senhora Aparecida (Cristiano Nelli) e Norospar (André Buratti), do Hospital Cemil (Renilde Alvarenga).

 

PA DE UMUARAMA - 24 HORAS

A partir da próxima segunda-feira, 06/01, a população umuaramense não deve mais procurar os hospitais para atendimento médico emergencial. Todos os casos deverão passar pelo Pronto Atendimento Dr. Cândido Garcia (PA 24h), que começa funcionar 24h por dia, todos os dias da semana – incluindo sábados, domingos e feriados.

O Pronto Atendimento de Umuarama foi inaugurado em 14 de dezembro e passa a funcionar 24 horas a partir de 6 de janeiro“Antes os pacientes eram atendidos das 7h às 23h no PA e após este horário seguiam direto para o hospital de plantão. A partir de segunda, os casos de urgência e emergência deverão passar obrigatoriamente pelo PA, em qualquer horário”, orientou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* As informações e fotos sobre o Pronto Atendimento de Umuarama foram enviadas pela assessoria de imprensa da PMU

 

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio