Sexta-feira, 29 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

O Envelhecimento Saudável é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional que permite o bem-estar em idade avançada.

Foto: Divulgação

Paraná debate estratégias para o envelhecimento saudável

Publicado em 20/12/2019 às 09:23
O enfrentamento do envelhecimento populacional de forma multidimensional foi o tema discutido no I Encontro Envelhecer com Saúde no Paraná, nesta terça e quarta-feira (16 e 17), em Tijucas do Sul. O evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde contou com a participação de cerca de 200 pessoas.
 
Como parte estratégica para elaboração das políticas públicas, a secretaria estadual buscou parcerias com as demais pastas, conselhos, consórcios, municípios, consultores nacionais e representantes de instituições ligadas à saúde e à qualidade de vida, com o objetivo de identificar e definir propostas e metas voltadas para este público para os próximos anos.
 
O secretário da Saúde Beto Preto reforça que o Paraná está à frente para criar condições e políticas que promovam não só saúde, mas qualidade de vida para as pessoas com mais de 60 anos. “Estamos trabalhando para criar um modelo de atenção e cuidado a todas as pessoas. Atenderemos primeiramente quem já está na faixa etária acima dos 60. Como nossa população está nesse crescente envelhecimento e há a redução de nascimentos, queremos preparar o Estado para ter as condições ideais para aqueles que precisarem de suporte público para a qualidade de vida”.
 
O propósito do evento foi atrair e despertar as instituições para pensar, planejar e realizar ações e políticas para os próximos anos. A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da secretaria, Maria Goretti David Lopes, disse que o seminário elevou a discussão sobre os cuidados e atenção aos idosos. “Vamos partir da Rede de Atenção à Saúde do Estado do Paraná para essa prioridade que é a linha de cuidados aos idosos. Esse é o nosso trabalho, o nosso olhar para os próximos anos, preparar a saúde e trazer as outras áreas para construírem um Estado que acolha e olhe para todos, independente da idade ou da condição de vida” destacou.
 
PLANIFICASUS - O Paraná é um dos estados que participam do projeto-piloto PlanificaSUS, com foco na Linha do Cuidado ao Idoso, proposta criada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), com apoio do Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais, e executado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.
 
Durante o ano de 2019 foram promovidos workshops para aprimorar os conhecimentos e qualificar o atendimento voltado ao público idoso da 4ª Regional de Saúde, sediada em Irati e que abrange nove municípios. Os treinamentos foram voltados aos profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde, Atenção Ambulatorial Especializada e Gestão no Paraná.
 
EXEMPLOS – A professora Mara Solange Dellaroza, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), apresentou a interdisciplinaridade e intersetorialidade na atenção à pessoa idosa. Ela, abordou as questões do envelhecimento como um processo progressivo, biológico e irreversível, além do acelerado processo de envelhecimento populacional.
 
“O fenômeno foi muito rápido, rompeu todas as estimativas para esse processo. O que precisamos é pensar que não estamos no país de jovens e crianças que estávamos acostumados. Mudou a população e precisamos mudar os serviços, todos os setores precisam se adequar para pessoas com vida mais longas. Por exemplo, quando a prefeitura melhora a calçada para um idoso, melhora esse espaço para um adulto jovem, para uma criança, para uma gestante, ou seja, para todos.”
 
Ela reforça que é preciso criar estratégias programadas, sistematicamente, com metas e múltiplas áreas e, especialmente, ouvir os idosos e saber deles o que é que é necessário para melhorar as condições de vida.
 
Também UEL, o professor Denílson Teixeira falou sobre as tecnologias educacionais voltadas à saúde, mostrando a cartilha “Orientações para um estilo de vida mais ativo”, elaborada por ele e um grupo de estudantes da universidade. A cartilha traz um passo a passo para que todos iniciem atividades físicas para melhorar as condições de vida.
 
O conteúdo é acompanhado por vídeos instrucionais elaborados em parceria com secretaria estadual, que no próximo ano fará a impressão de milhares de exemplares para distribuição em todo o Estado.
 
O médico João Batista Lima Filho apresentou o trabalho desenvolvido na Unidade de Cuidados Continuados e Integrados (UCCI) Vó Ozória / Hospital Cegen, de Cornélio Procópio. “Nós cuidados de quem muitas vezes não tem para onde ir. Os pacientes recebem o cuidado paliativo, mas com condições de acolhimento. A UCCI faz parte da Regionalização da Atenção à Saúde da Pessoa Idosa no Paraná, e é por aqui que as pessoas idosas recebem atendimento à saúde e são reabilitadas mais próximo da sua casa”.
 
O médico Gilberto Martin, que já foi secretário da saúde, abordou experiências de sucesso na 17ª Regional de Saúde, em Londrina, relacionadas ao idoso na Atenção Primária à Saúde e a Atenção Especializada.
 
EXPERIÊNCIAS – A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) mostrou o programa Viver Mais Paraná, voltado a pessoas idosas, que consiste na construção de condomínios em 14 cidades com mais de 70 mil habitantes, justamente para atender as necessidades desse público. Atividades de esporte e lazer, como os jogos de Integração do Idoso, foram apresentados pelo diretor do Instituto Paranaense de Ciências do Esporte (IPCE), Antônio Carlos Dourado.
 
Também apresentaram experiências e resultados o diretor de Marketing da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Aldo Cesar Carvalho; José Maia, da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Fernando Castelhano, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho; Filipe Farhat, articulador para parcerias do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social; Adriana Oliveira, do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso.
 
ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL – O Envelhecimento Saudável é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional que permite o bem-estar em idade avançada. É um processo que abrange todo o curso da vida e depende da capacidade física e mental e da capacidade funcional dos indivíduos, que sofrem influência de muitos fatores, incluindo alterações fisiológicas e psicológicas, comportamentos relacionados à saúde e presença ou ausência de doença.
 
“A década prevê ações multissetoriais, proposta de cuidado integral à saúde, cuidados de longo prazo, cidades amigáveis ao idoso, entre outras. Nesse espírito de colaboração, a Sesa realizou o encontro, buscando compartilhar a busca do caminho para a vida com independência, autonomia e qualidade pelo máximo tempo possível”, ressaltou a chefe da Divisão de Saúde do Idoso, Adriane Miró.
 
FONTE: Agência Estadual de Notícias
Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio