Sexta-feira, 29 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Parte da equipe pedagógica do Colégio Dra. Zilda Arns. Eles desafiam os alunos a buscar o conhecimento na prática

Foto: Movimento Saúde

Criatividade e inovação marcam Mostra Científica e Cultural no Colégio Dra. Zilda Arns

Publicado em 22/11/2019 às 20:19

Professores e alunos do Colégio Estadual Dra. Zilda Arns de Umuarama realizaram nesta sexta-feira (22) uma grande Mostra de Ciências e Cultura, reunindo diversas áreas do conhecimento para apresentar trabalhos inovadores e muito criativos.

A aluna Stefany apresentou um projeto de robótica utilizando energia hidrostática “É muito legal. Vejo como uma forma de exercitar os conteúdos que temos em sala de aula, de ver o conhecimento de outras formas, na prática”, avaliou Stefani da Silva Santos, de 15 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio. Ela e os colegas apresentaram dois projetos de mecânica, sendo um protótipo de robô que funciona com energia produzida pela pressão hidrostática, ou seja, do ar e da água, e um projeto de irrigação utilizando o mesmo princípio.

O colégio tem 549 alunos e fica no Parque San Remo, na periferia da Capital da Amizade, atende alunos do Ensino Fundamental e Médio – a partir do 6º ano até a conclusão do Ensino Médio. Usar a criatividade para despertar no aluno a vontade de estudar, faz parte do dia a dia da equipe de professores. O corpo docente trabalha a partir de uma proposta pedagógica integrada e multidisciplinar.

“Este é o resultado de um trabalho desenvolvido ao longo do ano. Os professores atuam integrados, um complementando o conteúdo do outro. Assim propomos que o aluno desenvolva esses conhecimentos de forma contínua. Desta forma eles são estimulados a buscar também o conhecimento e acontece a troca, onde todos compartilham o que aprenderam”, explicou a diretora, Silvia Regina Alves.Jogos e desafios fizeram parte da Mostra

As salas de aula foram transformadas em instalações, com projetos artísticos, culturais, históricos, científicos, agrícolas, de conservação ambiental, irrigação, astronomia, robótica, entre outros temas. Além dos alunos, que puderam conhecer os trabalhos dos colegas, a comunidade também participou da Mostra.

“Foi um dia maravilhoso. Toda a comunidade foi convidada e tivemos um excelente público de pais, familiares e vizinhos durante todo o dia, especialmente nas apresentações culturais. A Mostra faz parte da nossa proposta pedagógica e encerra com chave de outro o trabalho e a dedicação de professores, alunos, de todos os funcionários da escola e da comunidade”, disse a diretora que está agradecida a todos.

A história da bicicleta - o meio de transporte mais antigo e o mais usado no mundo - foi um dos temas que mais chamou atenção Os alunos também apresentaram técnicas e ideias para a conservação do Rio Piava Os alunos desenvolveram uma horta orgânica com irrigação a partir de um sensor eletrônico que aciona a irrigação quando o solo está seco 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio