Quinta-feira, 28 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Para a prevenção de doenças transmissíveis, água e sabão nunca são demais.

Foto: Divulgação

Dia Mundial de Lavar as Mãos

Publicado em 15/10/2019 às 13:05
Ter as mãos limpas é tão importante para a saúde que tem uma data dedicada a isso: o Dia Mundial de Lavar as Mãos, lembrado sempre no dia 15 de outubro. A data é usada por governos e organizações sanitárias para incentivar a lavagem das mãos e fazer com que isso faça parte do cotidiano de todos.
 
“A doença vai embora junto com a sujeira. Verme, bactéria, mando embora embaixo da torneira”. O compositor Arnaldo Antunes fez uma grande contribuição à saúde pública quando compôs “Lavar as Mãos”. A música, que foi sucesso nos anos 80 no programa infantil Castelo Ra-Tim-Bum, faz um alerta importante para as crianças e adultos: a higienização das mãos deve acontecer diariamente e com frequência.
 
Para a prevenção de doenças como herpes, gripe e outras viroses, água e sabão nunca são demais. Lavar as mãos é ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos contra epidemias. Um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostrou que 41% das mortes de recém-nascidos podem ser evitadas pelo simples ato de higienizar as mãos, jogando literalmente água a baixo a infecção trazida por vírus e bactérias.
 
 Você sabe lavar as mãos? Veja um passo a passo:
 
• Usar sabão ou detergente;
• Esfregar as palmas das mãos;
• Esfregar todos os dedos e os espaços entre os dedos;
• Esfregar as pontas dos dedos e as unhas;
• Retirar o sabão com água e enxugar bem, com um pano limpo.
 
Higiene contra doenças
O bibliotecário JeanLuiz Monteiro conta que lavar as mãos é uma prática que ele não abandona. “Como eu trabalho com biblioteca, já tive que manusear livros velhos, eu adquiri esse hábito. Eu prefiro lavar a mão com mais regularidade, no dia-a-dia mesmo e quando vou ao banheiro. É costume desde criança”, conta.
 
E se depender do Jean, as crianças que convivem com ele também vão aprender a higienizar as mãos com frequência. “Eu tenho muitos sobrinhos mais novos e quando saem comigo eu sempre cobro que eles lavem as mãos quando vão ao banheiro”.
 
Como e quando lavar as mãos Para higienizar, o ideal é água e sabão, porque a água sozinha, neste caso, não é o suficiente para eliminar vírus e bactérias. A recomendação é de sempre lavar as mãos:
 
• Antes e após o preparo de alimentos;
• Antes de comer;
• Antes e após tratar qualquer machucado, principalmente em crianças;
• Antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes e
• Sempre depois de usar o banheiro..
 
Profissionais de saúde
Se no dia a dia este ato é extremamente importante para todo mundo, imagine para os profissionais de saúde? Neste caso não são apenas recomendações, mas regra de higiene quando o ambiente em questão é uma unidade de saúde.
 
A estudante de enfermagem Kênia Gongalves já na faculdade é cobrada para manter sempre as mãos limpas. “Não tem como esquecer né? É protocolo. Mãos limpas sempre pra minha segurança e de quem vou atender”, diz.
 
Fonte: Blog da Saúde
Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio