Segunda-feira, 21 de outubro de 2019

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Gisele

A secretária de saúde de Umuarama, Cecília Cividini, aprovou o evento e aproveitou pra fazer um check-up da saúde do coração

Foto: Rosi Rodrigues

‘Dia do Coração’ foi uma das maiores ações de prevenção a doenças cardíacas em Umuarama

Publicado em 20/09/2019 às 13:32 por Rosi Rodrigues
O Instituto Nossa Senhora Aparecida divulgou na manhã desta sexta-feira (20), o balanço das atividades do ‘Dia do Coração’, realizado em Umuarama, no último dia 17 - terça-feira – em alusão ao Setembro Vermelho, mês dedicado à saúde do coração. Mais de 600 pessoas participaram do evento, que foi uma das maiores ações de prevenção a doenças cardíacas de Umuarama.
 
Em tendas armadas no estacionamento dos Supermercados Planalto Big, bem no centro da cidade, trabalharam cerca de 70 voluntários, entre médicos, enfermeiros, psicólogas, assistentes sociais, nutricionistas e outros profissionais do Instituto Nossa Senhora Aparecida, bem como estagiários da Unipar, Instituto Eficaz, Sesc, Senac, Colégio Hilda Kamal, Unipar e profissionais do Supermercados Planalto.
 
Foram efetivados 550 testes de glicemia, exame que diagnostica a diabetes, que é um dos maiores fatores de risco para doenças cardiovasculares. Todos tiveram a pressão aferida e passaram pelo cálculo do I.M.C. – Índice de Massa Corpórea, que considera o resultado da relação entre peso, altura e circunferência abdominal, para estabelecer se a pessoa está ou não com algum risco de doença cardíaca.
 
Em 67 pacientes foram identificados fatores de risco nos exames. Todos foram selecionados e irão passar por exame de eletrocardiograma e consulta com a equipe de cardiologia do Instituto Nossa Senhora Aparecida, tudo de forma gratuita.
 
“É uma ação completa. Além de receber o diagnóstico, esses pacientes estão sendo encaminhados diretamente ao serviço de cardiologia credenciado pelo SUS, possibilitando o tratamento precoce de possíveis doenças, diminuindo os riscos de agravamento e morte”, disse a secretária municipal de Saúde de Umuarama, Cecília Cividini que participou do evento.
 
Para ela, o contato direto da população com os profissionais de saúde é muito importante. “Muitas pessoas só procuram os serviços de saúde quando já estão doentes. Esse acesso a profissionais como médicos cardiologistas, enfermeiros, nutricionistas... entre outros, tem impacto direto e positivo na saúde da população”, ressaltou a secretária que aproveitou para fazer um check-up da saúde do coração.
 
Para o aposentado Benedito Ferreira da Silveira, o ‘Dia do Coração’ foi muito bom. “Hoje aprendi muita coisa. É sempre tempo de começar a cuidar melhor da nossa saúde. Está de parabéns essa equipe maravilhosa. Muito obrigado”, disse o aposentado, que participou de todos os exames e aproveitou para dar um trato no visual com o serviço gratuito de corte de cabelo.   Seu Benedito fez um check-up da saúde e ainda mudou o visual.
 
Segundo o gestor do Instituto Nossa Senhora Aparecida, Cristiano Nelli, o trabalho de prevenção às doenças cardíacas faz parte da cultura do hospital, que é credenciado pelo Sistema Único de Saúde – SUS para realizar procedimentos de Alta Complexidade em Cirurgia Cardíaca e Cardiologia Intervencionista.

“Ações de promoção da saúde e prevenção são constantes. Contamos com equipamentos de ponta e profissionais altamente especializados que estão à disposição de toda a população. Nosso trabalho é em prol de propagar a cultura da prevenção, pois quanto antes as doenças cardíacas forem diagnosticadas e tratadas, maiores as chances de sucesso”, disse Cristiano.

 Setembro verde

Voluntários orientam sobre doação de órgãos

Durante o ‘Dia do Coração’ a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), do Instituto Nossa Senhora Aparecida realizou uma ação de orientação e conscientização. Setembro - também conhecido como Setembro Verde - é o mês de conscientização sobre a doação de órgãos.

Os mais de 600 participantes receberam panfletos com orientações e puderam tirar dúvidas com profissionais de saúde. Os voluntários fizeram panfletagem nos cruzamentos próximos ao evento.Os participantes também puderam esclarecer dúvidas sobre a doação de órgãos.

“Foi um dia muito produtivo e de muitos esclarecimentos, especialmente sobre como ser um doador e em quais circunstâncias a doação de órgãos pode ocorrer”, disse a psicóloga Camila Caiado Rodrigues Batistuti, que integra a CIHDOTT do Nossa Senhora.

A orientação principal para os que se declaram doadores de órgãos é que conversem em casa. “Muitos não sabem que a autorização ou não para doação de órgãos depende exclusivamente da vontade da família. Por isso a importância do esclarecimento e do diálogo com familiares”, ressaltou a psicóloga.CIHDOTT do Instituto Nossa Senhora Aparecida presente no evento.

 SERVIÇOS

O ‘Dia do Coração’ também foi repleto de serviços e atividades voltadas ao bem-estar pessoal. Em parceria com o Senac foram oferecidos corte de cabelo masculino e feminino e Quick massage. Todos desfrutaram ainda de um delicioso lanche, com café, chá, bolo, pão de queijo e outras delícias oferecidas pela panificadora dos Supermercados Planalto durante todo o dia.

Parceiros do evento: Supermercados Planalto, Secretaria de Saúde de Umuarama, 12ª Regional de Saúde, Instituto Eficaz, Sesc, Senac, Colégio Hilda Kamal, Unipar, Umuprev, entre outros. 

 
 Cálculo do IMC Os serviços aconteceram no período da manhã e da tarde Todos foram convidados a desfrutar de um delicioso lanche, com bolo, pão de queijo, suco, café e chá, cortesia do Planalto. Corte de cabelo O médico da equipe de cardiologia, Dr. Vagner de Oliveira acompanhou a ação.
Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio