Segunda-feira, 7 de julho de 2025 Login
A secretária de saúde de Umuarama, Cecília Cividini, aprovou o evento e aproveitou pra fazer um check-up da saúde do coração
Foto: Rosi Rodrigues
“Ações de promoção da saúde e prevenção são constantes. Contamos com equipamentos de ponta e profissionais altamente especializados que estão à disposição de toda a população. Nosso trabalho é em prol de propagar a cultura da prevenção, pois quanto antes as doenças cardíacas forem diagnosticadas e tratadas, maiores as chances de sucesso”, disse Cristiano.
Setembro verde
Voluntários orientam sobre doação de órgãos
Durante o ‘Dia do Coração’ a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), do Instituto Nossa Senhora Aparecida realizou uma ação de orientação e conscientização. Setembro - também conhecido como Setembro Verde - é o mês de conscientização sobre a doação de órgãos.
Os mais de 600 participantes receberam panfletos com orientações e puderam tirar dúvidas com profissionais de saúde. Os voluntários fizeram panfletagem nos cruzamentos próximos ao evento.
“Foi um dia muito produtivo e de muitos esclarecimentos, especialmente sobre como ser um doador e em quais circunstâncias a doação de órgãos pode ocorrer”, disse a psicóloga Camila Caiado Rodrigues Batistuti, que integra a CIHDOTT do Nossa Senhora.
A orientação principal para os que se declaram doadores de órgãos é que conversem em casa. “Muitos não sabem que a autorização ou não para doação de órgãos depende exclusivamente da vontade da família. Por isso a importância do esclarecimento e do diálogo com familiares”, ressaltou a psicóloga.
SERVIÇOS
O ‘Dia do Coração’ também foi repleto de serviços e atividades voltadas ao bem-estar pessoal. Em parceria com o Senac foram oferecidos corte de cabelo masculino e feminino e Quick massage. Todos desfrutaram ainda de um delicioso lanche, com café, chá, bolo, pão de queijo e outras delícias oferecidas pela panificadora dos Supermercados Planalto durante todo o dia.
Parceiros do evento: Supermercados Planalto, Secretaria de Saúde de Umuarama, 12ª Regional de Saúde, Instituto Eficaz, Sesc, Senac, Colégio Hilda Kamal, Unipar, Umuprev, entre outros.
TRÊS VEZES MAIS
Com nova sede, Centro de Especialidades Médicas dará salto na oferta de serviços à população
JULHO AMARELO
Através de conscientização e vacinação, Paraná avança no controle das hepatites virais
FONOAUDIOLOGIA